PROVA NACIONAL DE SERIAÇÃO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Relativamente às complicações da IRA, assinale a afirmação verdadeira

2 participantes

Ir para baixo

Relativamente às complicações da IRA, assinale a afirmação verdadeira Empty Relativamente às complicações da IRA, assinale a afirmação verdadeira

Mensagem  bracara Ter Nov 23, 2010 9:59 am

caros colegas,
vou pedir a anulação desta pgt porque a alínea "pode ocorrer hiposmolallidade e hiponatremia" não consta no livro como uma complicação directa da IRA. O que lá diz é: "A administração excessiva de água livre, por ingestão e instilação nasogastrica ou na forma de solução salina hipotónica ou soro glicosado isotónico, pode provocar hiposmolalidade e hiponatremia". Ou seja, estas complicações são iatrogénicas e não complicações da IRA.

bracara
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Relativamente às complicações da IRA, assinale a afirmação verdadeira Empty Complicações da IRA. Questão 45 da versão azul (c2)

Mensagem  Carolina F. Ter Nov 23, 2010 12:06 pm

Eu nesta pergunta tenho uma dúvida, que gostava de saber a vossa opinião!
Nesta questão a minha resposta foi a alínea 1 - A insuficiência renal aguda é tipicamente complicada por acidose metabólica geralmente sem aumento do HA.
A minha dúvida no exame refere-se ao facto de eu ter ficado com a ideia que numa IR começamos por ter uma IR sem HA (hiperclorémica), e com o evoluir para uma situação mais avançada temos finalmente uma situação de acidose metabólica com HA elevado.

No capítulo de acidose e alcalose (cap.48, pag.291 diz o seguinte - " A acidose hiperclorémica da IR moderada transforma-se finalmente em acidose com HA elevado da IR avançada."
No enunciado da pergunta eles não referem se estamos a falar de uma IR moderada..grave...apenas sabemos que é aguda!

Gostava de saber a vossa opinião..

Carolina F.

Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Relativamente às complicações da IRA, assinale a afirmação verdadeira Empty Re: Relativamente às complicações da IRA, assinale a afirmação verdadeira

Mensagem  MariaF Ter Nov 23, 2010 1:43 pm

Eu tb tive as mm dúvidas que vcs nesta pergunta... Acabei tb por seleccionar a alinea nº1 do exame C1 ("A insuficiência renal aguda é tipicamente complicada por acidose metabólica geralmente sem hiato anionico")... Tive o mm raciocínio... Mas n sei como justificar... E acho que eles se podem defender com o "tipicamente"... O que é certo q não encontrei essas frases certinhas no Harrison. Acho que as duas alineas deveriam ser consideradas verdadeiras.

MariaF
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Relativamente às complicações da IRA, assinale a afirmação verdadeira Empty Complicações da IRA. Questão 45 da versão azul (c2)

Mensagem  Carolina F. Ter Nov 23, 2010 4:07 pm

Pois..tive dúvidas ao responder a esta pergunta pq achava q esta alínea era quase de certeza verdadeira! O tipicamente é q pode confundir um bocado, mas tb ainda não encontrei nada! Vou tentar procurar mais alguma coisa e depois coloco aqui o que encontrar!
Se alguém tiver mais alguma sugestão, agradecia!

Carolina F.

Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Relativamente às complicações da IRA, assinale a afirmação verdadeira Empty complicações da IRA. Questão 45 da versão azul (c2)

Mensagem  Carolina F. Ter Nov 23, 2010 4:36 pm

No capítulo de acidose e alcalose está a seguinte frase :“The hyperchloremic acidosis of moderate renal insufficiency is eventually converted to the high-AG acidosis of advanced renal failure.” (Cap. 48, pag.291)

No capítulo da IRA (273) diz:“ARF is typically complicated by metabolic acidosis, often with an increased anion gap”

Posto isto, já não sei se vale a pena contestar! :/ Q acham?


Carolina F.

Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Relativamente às complicações da IRA, assinale a afirmação verdadeira Empty Re: Relativamente às complicações da IRA, assinale a afirmação verdadeira

Mensagem  Jinkx Ter Nov 23, 2010 5:09 pm

Durante o estudo por acaso apareceu essa dúvida, e devo esclarecer-vos que na IRA , a acidose é sempre com hiato aniónico. Apenas na insuf renal crónica é que numa fase inicial, temos uma acidose s/ hiato e numa fase mais tardia, uma acidose com hiato.


Jinkx
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Relativamente às complicações da IRA, assinale a afirmação verdadeira Empty Re: Relativamente às complicações da IRA, assinale a afirmação verdadeira

Mensagem  MariaF Ter Nov 23, 2010 5:14 pm

Carolina, dps de ver o q apresentas tb fico com dúvidas... (eles pretendem mm que saibamos as frases do harrison de cor... é impressionante...:S) Mm assim, talvez tente, o geralmente deles não corresponde exactamente ao "often" da tradução inglesa... O que acham?

MariaF
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Relativamente às complicações da IRA, assinale a afirmação verdadeira Empty Re: Relativamente às complicações da IRA, assinale a afirmação verdadeira

Mensagem  MariaF Qua Nov 24, 2010 11:43 am

Desculpem estar a insistir ms mais ng teve dúvidas nesta pergunta?
Jinkx, a tua explicação não está directamente no harrison pois n? Tens mm a certeza que é assim que funciona entre IRA e IRC (desc insistir mas estive a reler umas partes do harrison e n encontro nd de concreto sobre isso e não queria muito reclamar a perguntar sem ter certezas).
Obrigada pela ajuda

MariaF
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Relativamente às complicações da IRA, assinale a afirmação verdadeira Empty Complicações da IRA. Questão 45 da versão azul (c2)

Mensagem  Carolina F. Qui Nov 25, 2010 3:31 am

Eu tb não encontrei nada de concreto sobre isso, e não foi com essa ideia que fiquei quando estudei! De qq das formas vou contestar..afinal..não perco nada right? Tenho as minhas dúvidas q aceitem mas a frase que está no capítulo de acidose/alcalose deixou-me imensas dúvidas e foi o que me fez colocar esta como a resposta correcta. Se não aceitarem ao menos quero ver a justificação deles, pode ser que eles saibam mais que o sr.Harry lol
***

Carolina F.

Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Relativamente às complicações da IRA, assinale a afirmação verdadeira Empty Re: Relativamente às complicações da IRA, assinale a afirmação verdadeira

Mensagem  MariaF Qui Nov 25, 2010 3:38 am

Também vou tentar... Não perdemos nada... E se calhar tal como dizes ainda aprendemos umas coisitas Razz

MariaF
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Relativamente às complicações da IRA, assinale a afirmação verdadeira Empty Re: Relativamente às complicações da IRA, assinale a afirmação verdadeira

Mensagem  AndréCouto Qui Nov 25, 2010 11:47 am

bracara escreveu:caros colegas,
vou pedir a anulação desta pgt porque a alínea "pode ocorrer hiposmolallidade e hiponatremia" não consta no livro como uma complicação directa da IRA. O que lá diz é: "A administração excessiva de água livre, por ingestão e instilação nasogastrica ou na forma de solução salina hipotónica ou soro glicosado isotónico, pode provocar hiposmolalidade e hiponatremia". Ou seja, estas complicações são iatrogénicas e não complicações da IRA.

Conseguiste argumentar isso? também me dava jeito, mas não me parece que pegue...

AndréCouto

Mensagens : 12
Data de inscrição : 22/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Relativamente às complicações da IRA, assinale a afirmação verdadeira Empty Perg. Complicações da IRA

Mensagem  Carol Sex Nov 26, 2010 5:28 am

Também respondi a alínea da "IRA é tipicamente complicada por acidose metabólica geralmente sem aumento do hiato aniónico", mas estou com dificuldade na argumentação. Alguém já elaborou a reclamação nesse sentido??

Carol
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Relativamente às complicações da IRA, assinale a afirmação verdadeira Empty Re: Relativamente às complicações da IRA, assinale a afirmação verdadeira

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos