PROVA NACIONAL DE SERIAÇÃO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

a propósito de hipóxia

Ir para baixo

a propósito de hipóxia Empty a propósito de hipóxia

Mensagem  danijuni Sex Nov 19, 2010 7:20 pm

esta é outra muito pouco provável....
ele dizem que a incorrecta é a curva deslocar para a direita... Ok, vem no livro expressamente que é para a esquerda. Mas eu não entendo como é que um elemento que diminui a afinidade da HB pelo oxigénio desvia a curva diferentemente dos outros elementos que diminuem a afinidade como a diminuiçao do pH, 2,3 difosf...
ou seja, quando dizem no livro que a curva de dissociação da hemoglobina se desloca para a esquerda, referem-se à dissociação do CO e não do O2!!! Porque o CO é que tem essa tal afinidade brutal!!!! Como eles na alínea não específicam se a curva de dissociação da Hb é em relação ao CO ou ao O2, ficamos sem saber se é para a esquerda ou direita.. Eu tentei pesquisar, mas foi difícil provar. encontrei gráficos que realmente mostram que pressões de CO 20 vezes menores do que o2 saturavam a HB, ou seja, a curva de dissociação da hb desvia para a esquerda mas referente ao CO!!! Al´guém que me apoie Smile

danijuni
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

a propósito de hipóxia Empty Re: a propósito de hipóxia

Mensagem  pedrolopes Sex Nov 19, 2010 7:28 pm

Não percas tempo nessa... está muito explicito o texto e o que refere é verdade.

pedrolopes
Admin

Mensagens : 122
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

a propósito de hipóxia Empty Re: a propósito de hipóxia

Mensagem  MJB Sáb Nov 20, 2010 11:16 am

Eu apoio-te, não custa nada tentar.

MJB
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

a propósito de hipóxia Empty Re: a propósito de hipóxia

Mensagem  pedrolopes Sáb Nov 20, 2010 11:22 am

Tirado da net, explica o porquê da curva de dissociação da Hb se desviar pra esquerda:

Haemoglobin binds with carbon monoxide 240 times more readily than with oxygen. The presence of carbon monoxide on one of the 4 haem sites causes the oxygen on the other haem sites to bind with greater affinity. This makes it difficult for the haemoglobin to release oxygen to the tissues and has the effect of shifting the curve to the left.

pedrolopes
Admin

Mensagens : 122
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

a propósito de hipóxia Empty não há o q contestar.. :-(

Mensagem  Sofia V Dom Nov 21, 2010 4:58 am

Também tenho essa mal, e já fui a hemato tentar perceber. A verdade é que a metemoglobina transforma o Ferro na forma oxidada que tem MUITA afinidade pelo oxigénio. De tal forma que não liberta nada para os tecidos.. Assim, a curva efectivamente desloca-se para a esquerda, a cianose e a hipóxia é pela não libertação do O2.

Sofia V
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

a propósito de hipóxia Empty Re: a propósito de hipóxia

Mensagem  danijun Dom Nov 21, 2010 9:59 am

Ok Pedro... Daí q eu nc tenha percebido o efeito:)Smile como é q uma coisa que tem mais afinidade q o O2 poderia mudar a curva diferente do 2,3 difosfog ...Smile mas se é assim... que estupidez o CO ligar-se com mais afinidade e ainda provocar isso...Wink Paciência...

danijun
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

a propósito de hipóxia Empty Re: a propósito de hipóxia

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos