PROVA NACIONAL DE SERIAÇÃO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A propósito da CID...

4 participantes

Ir para baixo

A propósito da CID... Empty A propósito da CID...

Mensagem  Joana Almeida Sáb Nov 20, 2010 12:10 pm

Acho que ainda ninguém se referiu a esta questão, mas relativamente à opção 5 "O mecanismo central é a produção descontrolada de trombina"

No Harrison em Português diz especificamente que o mecanismo central é a produção descontrolada de Fibrina. ´
Será que fui enganada pela tradução?

Joana Almeida

Mensagens : 11
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A propósito da CID... Empty Re: A propósito da CID...

Mensagem  Joana Cruz Sáb Nov 20, 2010 12:59 pm

Olá Joaninha!Smile

Na versão original diz na página 728 qd começa a falar de CID: "DIC is a clinicopathologic syndrome characterized by widespread intravascular fibrin formation in response to excessive blood protease activity that overcomes the natural anticoagulant mechanisms. DIC is associated with several underlying pathologies (Table 110-2)."

No entanto, na página seguinte, 1º coluna diz: "The central mechanism of DIC is the uncontrolled generation of thrombin by exposure of the blood to pathologic levels of tissue factor (Fig. 110-3)."

Acho que eles devem usar a segunda expressão para contra-argumentar, mas n custa tentar;)
Bjinhuxx**

Joana Cruz

Mensagens : 14
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A propósito da CID... Empty A propósito da CID...

Mensagem  Ines Sáb Nov 20, 2010 2:40 pm

Pois, eles realmente podem argumentar com a afirmaçao da pág 729 que diz exactamente a alínea que eles queriam. No entanto, a definição que dão da CID logo na primeira frase é "formação generalizada de fibrina".
Penso que esta alínea também está incorrecta e poderá ser considerada!

Ines
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito da CID... Empty CID

Mensagem  Lazevedo Sáb Nov 20, 2010 5:34 pm

Existe uma contradição no texto. Ou a prdução descntrolada é de Fibrina ou é de Trombina.
Logo a alínea que diz "o mecanismo central é a produção descontrolada de trombina" colide com a que diz que é a produção de fibrina; logo esta alínea está errada não por inquerência do júri mas por contradição do proprio livro.

Concordam?

Lazevedo
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito da CID... Empty Duas contradições

Mensagem  lrocha Dom Nov 21, 2010 4:13 am

Para além da afirmação relativa ao mecanismo central (em que de facto há gralha no brasileiro), não é afirmado de forma inequivoca que o uso de heparina agrava a hemorragia: "use of heparin is likely to aggravate bleeding", contando com o uso da heparina formas brandas de CID aguda...
Supostamente trata-se de um exame onde a exactidão devia imperar... Não basear isto em "likely". A questão deve ser anulada.

lrocha

Mensagens : 12
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A propósito da CID... Empty Caminho

Mensagem  Lazeved Dom Nov 21, 2010 1:54 pm

Vamos por onde?? Pelo qe eu disse ou lo que disse o LRocha?

Lazeved
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito da CID... Empty para mim não existe contradição

Mensagem  budaf21 Dom Nov 21, 2010 8:31 pm

Reparem quando existe uma produção descontrolada de trombina irá ocorrer consequentemente uma produção descontrolada de fibrina. Não estou a ver onde existe a tal contradição. Sinceramente não sei se o juri engole essa.

budaf21
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito da CID... Empty Re: A propósito da CID...

Mensagem  Inescmhf Seg Nov 22, 2010 1:52 pm

Pois.. é que o facto de ser caracterizada por FORMAÇAO generalizada de fibrina nao invalida que o mecanismo central subjacente seja a PRODUÇAO descontrolada de trombina.
Embora tb tenha errado essa pergunta n creio que seja contestável...

Inescmhf
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito da CID... Empty CID

Mensagem  Lazevedo Seg Nov 22, 2010 2:56 pm

Esta foi mais uma das 8 que mudei no fim (estúpido claro).

De facto a TROMBINA e a FIBRINA não se contradizem... Infelzmente...

Lazevedo
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito da CID... Empty Re: A propósito da CID...

Mensagem  CM Ter Nov 23, 2010 10:19 am

LRocha, embora me desse bastante jeito a tua justificação (a da heparina) o facto de uma afirmação ser falsa não significa que o seu contrario seja verdadeiro! é realmente falso que "o uso da heparina, na CID aguda, não agrava a hemorragia" e também é falso (ou não é 100% correcto) que "o uso da heparina, na CID aguda, agrave a hemorragia", a verdadeira seria que PODE agravar a hemorragia...acho que o júri pode argumentar isto!

Só se pegassemos pelo facto de ser usar em CID associadas a certas causas, o problema é que talvez digam que se usa nessas causas porque o beneficio é superior ao possível agravamento da hemorragia...embora não tenha encontrado isso no Harrison!

que achas?

CM
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito da CID... Empty Re: A propósito da CID...

Mensagem  lrocha Ter Nov 23, 2010 10:29 am

Eu sei disso... Isto são uns "joguinhos" de português Wink

Eu tentei usar os dois argumentos, mas duvido que qualquer um deles seja aceite. Resta tentar... Nâo é totalmente correcta, nem totalmente errada Razz Enfim...

Cumprimentos

lrocha

Mensagens : 12
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A propósito da CID... Empty Prova Amarela 99 - CID

Mensagem  Raquel Qua Nov 24, 2010 5:39 am

Olá!
Acho que sim que eles podem não aceitar, mas também acho que tanto a afirmação que eles consideraram como a 5 são dúbias, principalmente quando aparece uma imagem em que a legenda é a fisiopatologia da CID e é a fibrina que aparece. A frase da trombina aparece, mas não é muito coerente com a imagem nem com a definição embora a definição não a exclua. Foi na imagem que me lembrei para responder e vou protestar assim:

Na questão “A propósito da coagulação vascular disseminada, assinale a afirmação falsa”, considero que para além da afirmação considerada falsa na chave provisória “o uso de heparina, na CID aguda, não agrava a hemorragia”, deve ser considerada também falsa a alínea 5 “o mecanismo central é a produção descontrolada de trombina”.
Isto porque apesar desta afirmação aparecer na página 729, 1.ª coluna: "The central mechanism of DIC is the uncontrolled generation of thrombin by exposure of the blood to pathologic levels of tissue factor.", uma página antes (728) é referido: "DIC is a clinicopathologic syndrome characterized by widespread intravascular fibrin formation in response to excessive blood protease activity that overcomes the natural anticoagulant mechanisms.”. Efectivamente, estas duas afirmações não se excluem, mas penso que suscitam algumas dúvidas, principalmente porque na figura 110.3 está esquematizada a fisiopatologia da CID, e nela está representada a fibrina e não a trombina a desempenhar um papel fundamental.
Para além do supra-citado, não é afirmado de forma inequivoca que o uso de heparina agrava a hemorragia: "use of heparin is likely to aggravate bleeding".
Deste modo, penso que os dados são incongruentes e por isso deve ser considerada também como falsa a alínea 5.

Boa sorte a todos!

Raquel
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito da CID... Empty Re: A propósito da CID...

Mensagem  Raquel Ramos Qua Nov 24, 2010 9:02 am

Também vou reclamar esta.

Raquel Ramos

Mensagens : 4
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A propósito da CID... Empty Re: A propósito da CID...

Mensagem  FSantos Qua Nov 24, 2010 10:05 am

Pensei da mesma forma.. não sei se a questão será muito contestável mas tb vou reclamar.

FSantos
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito da CID... Empty CDI

Mensagem  Lazevedo Qua Nov 24, 2010 11:14 am

Vou pelo caminho da Raquel.

Tentando enriquecer mais um pouco.

Lazevedo
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito da CID... Empty Re: A propósito da CID...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos