PROVA NACIONAL DE SERIAÇÃO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ptova branca, 14: A propósito do transplante de células hematopoiéticas, indique a FALSA

5 participantes

Ir para baixo

Ptova branca, 14: A propósito do transplante de células hematopoiéticas, indique a FALSA Empty Ptova branca, 14: A propósito do transplante de células hematopoiéticas, indique a FALSA

Mensagem  PatríciaF Seg Nov 22, 2010 10:01 am

A propósito da questão nº 14 do exame C1 (versão branca):
Assinale a afirmação FALSA:
1. Permite a administração de doses mais elevadas de terapêutica mielossupressora.
2. A doença do enxerto contra o hospedeiro (GVHD) resulta da reacção das células T alogénicas contra as células do hospedeiro.
3. A GVHD crónica ocorre entre 20% a 50% dos doentes após os 6 meses do transplante.
4. Na leucemia linfoblástica aguda (LLA), positiva para o cromossoma Philadelphia, o transplante alogénico em 1ª remissão é superior à quimioterapia.
5. Doentes com doença de Hodgkin devem ser transplantados em 1ª remissão.

A resposta considerada como FALSA na chave provisória é a 5 (negrito). No entanto, a alínea 4 (sublinhada) também deve ser considerada como FALSA, visto que no capítulo 108 da bibliografia recomendada pode-se encontrar a seguinte frase: "While transplantation appears to offer a clear advantage over chemotherapy for patients with high-risk disease, such as those with Philadelphia chromosome–positive disease, debate continues about whether adults with standard-risk disease should be transplanted in first remission or whether transplantation should be reserved until relapse".
Assim sendo, e uma vez que o transplante alogénico parece ser superior à quimioterapia, a alínea 4 deve ser considerada também como FALSA uma vez que afirma que o transplante é superior à quimioterapia, relação esta que não está comprovada no livro recomendado.

Acham que se deva acrescentar mais alguma coisa a esta ideia? se sim, façam o favor de adicionar mais argumentos Smile

PatríciaF

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ptova branca, 14: A propósito do transplante de células hematopoiéticas, indique a FALSA Empty Re: Ptova branca, 14: A propósito do transplante de células hematopoiéticas, indique a FALSA

Mensagem  Praia Seg Nov 22, 2010 7:48 pm

Nesta questão, além da opção 4 (“Doentes com doença de Hodgkin devem ser transplantados em 1ª remissão”), existe evidência de que a opção 2 (“A GVHD crónica ocorre entre 20% e 50% dos doentes após os 6 meses dos transplante”) será igualmente falsa.

Atente-se na seguinte afirmação que se encontra na bibliografia, Capítulo 108, página 716, 1ª coluna: “Between 20% and 50% of patients surviving > 6 months after allogeneic transplantation will develop chronic GVHD.”

A opção que se encontra no enunciado assume as percentagens para o transplante de células hematopoiéticas no seu todo, incluindo alogénico e autólogo ( autólogo sem qualquer risco de doença do enxerto versus hospedeiro, como é afirmado no capítulo 108, página 714, 1ª coluna “Unlike allogeneic transplantation, there is no risk of GVHD or graft rejection with autologous transplantation.") , e não especificamente para o alogénico, como se encontra claramente explícito no livro. Inclusivamente, a formulação da própria questão também não especifica, mas generaliza a abordagem ao grupo do transplante de células hematopoiéticas, nas suas diversas modalidades.

Posto isto, existem dados que validam duas opções como falsas nesta questão: opção 2 e opção 4.

Praia

Mensagens : 23
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ptova branca, 14: A propósito do transplante de células hematopoiéticas, indique a FALSA Empty Re: Ptova branca, 14: A propósito do transplante de células hematopoiéticas, indique a FALSA

Mensagem  Inescmhf Ter Nov 23, 2010 8:11 am

Acho que se pode acrescentar a ideia de que no Capítulo Malignancies of Hematopoietic Cells, relativamente ao tratamento da ALL com a translocação t(9;22) se referem os inibidores bcr/abl como modificadores de prognóstico, ou seja, como um elemento de tratamento que poderá fazer com que a afirmação da superioridade do transplante sobre a quimioterapia não seja realmente peremptória mas sim um "appears to be".

Inescmhf
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ptova branca, 14: A propósito do transplante de células hematopoiéticas, indique a FALSA Empty GVHD

Mensagem  AnaLuisaDuarte Ter Nov 23, 2010 12:38 pm

Acho que também deveríamos argumentar que a alínea que diz:" A GVHD crónica ocorre entre 20% a 50% dos doentes após os 6 meses do transplante"também deveria ser considerada falsa, pois o que diz no livro é que "Between 20 and 50% of patients surviving >6 months after allogeneic transplantation will develop chronic GVHD.", ou seja está claramente referido que é transplante alogénico, o que não está referido na alínea.
Essa ausência de informação torna a alínea subjectiva, visto que não se sabe de que tipo de transplante de células hematopoiéticas está a ser referido, quer na questão quer na alínea. E se no que diz respeito ao transplante autólogo esta alínea seria claramente FALSA, pois "Unlike allogeneic transplantation, there is no risk of GVHD or graft rejection with autologous transplantation."

AnaLuisaDuarte

Mensagens : 7
Data de inscrição : 22/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ptova branca, 14: A propósito do transplante de células hematopoiéticas, indique a FALSA Empty Re: Ptova branca, 14: A propósito do transplante de células hematopoiéticas, indique a FALSA

Mensagem  Liliana Qua Nov 24, 2010 9:47 am

Patrícia, eu na minha reclamação escrevi o mesmo que tu por outros palavras e acrescentei:

No capítulo 105 quando expõem o tratamento da LLA nem sequer referem o transplante e inclusive dizem:
"For example, t(9;22), frequently found in adults with B cell ALL, has been associated with a very poor outlook. The bcr/abl kinase inhibitors have improved the prognosis".

Eu achei relevante colocar...

Liliana

Mensagens : 7
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ptova branca, 14: A propósito do transplante de células hematopoiéticas, indique a FALSA Empty Re: Ptova branca, 14: A propósito do transplante de células hematopoiéticas, indique a FALSA

Mensagem  GAF Qui Nov 25, 2010 4:55 pm

Para quem alega que na alinea 3. "A GVHD crónica ocorre entre 20% a 50% dos doentes após os 6 meses do transplante." não é especificado a que tipo de transplante se referem, reparem que na alinea seguinte 4. isso não acontece e referem-se apenas e exclusivamente ao transplante alogénico.
Mais um ponto de argumentação importante a referir.

GAF
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ptova branca, 14: A propósito do transplante de células hematopoiéticas, indique a FALSA Empty transplante

Mensagem  Maria Qui Nov 25, 2010 6:08 pm

A propósito de transplante de células hematopóieticas, indique alínea FALSA:
1. Doentes com doença de Hodgkin devem ser transplantados em 1ª remissão.
2. Permite a administração de doses mais elevadas de terapêutica mielossupressora.
3. A doença do excerto contra hospedeiro (GVHD) resulta da reacção das células T alogénicas contra as células do hospedeiro.
4. A GVHD crónica ocorre entre 20% a 50% dos doentes após 6 meses do transplante.
5. Na leucemia linfoblástica aguda (LLA), positiva para o cromossoma Philadelphia, o transplante alogénico em 1ª remissão é superior à quimioterapia.

Não questionando a veracidade da resposta considerada (1), com base na bibliografia recomendada, considero que a alínea 4 também deverá ser uma resposta a esta questão.
Na página 716, como segue em anexo, estas percentagens referem-se ao transplante alogénico, no entanto, a alínea 4, não é especifica e encontra-se ausente o tipo de transplante a que se refere, logo, estando esta informação ausente na alínea do exame pode ser considerada falsa.
Tendo em conta, mais uma vez, o rigor necessário para responder às questões, estes pormenores fazem toda a diferença, podendo invalidar questão.

Considero então que deverão ser consideradas respostas a esta questão tanto alínea 1 como a 4.

Maria

Mensagens : 11
Data de inscrição : 22/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ptova branca, 14: A propósito do transplante de células hematopoiéticas, indique a FALSA Empty Re: transplante

Mensagem  AnaLuisaDuarte Sex Nov 26, 2010 3:53 am

A minha justificação foi semelhante:

Na prova C2 (azul), no que diz respeito à questão nº 34: “A propósito de transplante de células hematopoiéticas, indique a alínea FALSA:”, concordo com o facto da chave provisória da Prova Nacional de Seriação considerar correcta a alínea “1. Doentes com doença de Hodgkin devem ser transplantados em 1ª remissão” como correcta.

No entanto e de acordo com a bibliografia recomendada, "Between 20 and 50% of patients surviving >6 months after allogeneic transplantation will develop chronic GVHD.", referindo-se claramente ao transplante de células hematopoiéticas ALOGÉNICO, o que não está explícito nem na formulação da questão em si (“A propósito de transplante de células hematopoiéticas, indique a alínea FALSA:”), nem na alínea em causa (“ A GVHD crónica ocorre entre 20% a 50% dos doentes após os 6 meses do tranplante”), tornando a alínea ambígua.

Mais, em relação ao transplante de células hematopoiéticas autólogo, vem referido no mesmo capítulo o seguinte: "Unlike allogeneic transplantation, there is no risk of GVHD or graft rejection with autologous transplantation.". Ou seja, se o leitor interpretar a alínea “4. A GVHD crónica ocorre entre 20% a 50% dos doentes após os 6 meses do tranplante” respeitante ao transplante de células hematopoiéticas AUTÓLOGO, considera a mesma alínea como FALSA.

Pelos argumentos expostos e de acordo com a bibliografia recomendada, deverá ser aceite como correcta a alínea “4. A GVHD crónica ocorre entre 20% a 50% dos doentes após os 6 meses do tranplante”.

AnaLuisaDuarte

Mensagens : 7
Data de inscrição : 22/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ptova branca, 14: A propósito do transplante de células hematopoiéticas, indique a FALSA Empty Re: Ptova branca, 14: A propósito do transplante de células hematopoiéticas, indique a FALSA

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos