PROVA NACIONAL DE SERIAÇÃO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que:

+4
PatríciaF
mgomes
pedrolopes
Nuno MS
8 participantes

Ir para baixo

Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que: Empty Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que:

Mensagem  mandamec Sáb Nov 20, 2010 10:14 am

Nesta questão a alinea falsa é "Na ausência macroscópica de sangue no conteúdo da sonda naso-gástrica, a pesquisa de sangue oculto no aspirado poderá ter utilidade"
é claramente falsa porque na pág. 259 coluna 2 diz ser inutil

Mas eu acho que a alinea "A taxa de mortalidade da UPS em doentes com menos de 60 anos e sem co-morbilidade significativa é inferior a 1%" poderá ser errada.

Na pág 257 coluna 1 diz "The annual incidence of hospital admissions for upper GIB (UGIB) in the United States and Europe is ~0.1%, with a mortality rate of ~5–10%. Patients rarely die from exsanguination; rather, they die due to decompensation from other underlying illnesses. The mortality rate for patients <60 years in the absence of major concurrent illness is <1%. "

Ou seja, a percentagem descrita na alinea refere-se a Ulcera péptica sangrante, quando na literatura recomendade refere-se a Hemorragia digestiva alta (HDA).
Não é a mesma coisa pois UP corresponde apenas a 50% das HDA (pag.257 coluna1), e apenas 15% das UP são UPS (pág. 1861 coluna 1). Logo essa alinea poderia ser considerada errada por se tratar duma extrapolação incorrecta da taxa de mortalidade de HDA para UPS.

Que acham? alguém apoia?

bjs e abraços

mandamec
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que: Empty Re: Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que:

Mensagem  Ana Sáb Nov 20, 2010 12:24 pm

Ach que sim...que te lógica ate porque também errei Wink e vou contestar....

Ana
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que: Empty HDA

Mensagem  Nuno MS Sáb Nov 20, 2010 12:41 pm

Estou de acordo contigo. Eles fizeram uma generalização ilícita, na exacta medida em que nem sequer estamos a falar na esmagadora maioria das HDA. Tendo em conta que se referem a UPS, a resposta não tem fundamento. Também vou reclamar. Acredito que a realidade clínica possa ser essa, mas certamente não é possível chegar a essa conclusão pelas informações transmitidas no Harrison.

Nuno MS

Mensagens : 19
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que: Empty Mortalidade

Mensagem  Lazevedo Sáb Nov 20, 2010 5:03 pm

Caros...

De facto, a alínea que se refere à sonda naso-gástrica é claramente FALSA.
No entanto, na taxa de mortalidade da UPS é feita uma extrapolação que não pode ser feita o que faz com que a afirmação referente à mesma seja FALSA. Passo a explicar:

No livro diz: "A taxa de mortalidade para os pacientes < 60 anos, na ausênca de doença concominante importante é <1%".
Esta afirmação refere-se à globalidade das fontes de HDA cjas princiais etiologias são:
-úlceras (31 a 59%)
-varizes (7 a 20%)
-lacerações MW (4 a 8%)

Nõ se refere à emorragia por UPS.


Lazevedo
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que: Empty Re: Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que:

Mensagem  mandamec Dom Nov 21, 2010 8:33 am

optimo! parece que estamos todos em acordo! ag será uma questão de nos queixarmos em massa e ganharemos mais um ponto
haja fé Wink

mandamec
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que: Empty Omissão dos ATB no capítulo 302

Mensagem  PedrReis Dom Nov 21, 2010 9:02 am

Nesta pergunta respondi a alínea que diz: "Devem ser administrados ATB (nomeadamente quinolonas) no tratamento da rotura de varizes do esófago em doentes com cirrose hepática. Só tenho realmente pena de ter errado nesta pergunta porque no capítulo 302 da cirrose e suas complicações não vem referido a parte dos ATB no tratamento da hemorragia por varizes esofágicas. No entranto encontrei essa frase explícita no capítulo 42 pelo que não terei nenhuma hipótese. Só me leva a pensar que esta bilbiografia tem demasiadas contradições e omissões...

PedrReis
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que: Empty Re: Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que:

Mensagem  pedrolopes Dom Nov 21, 2010 9:33 am

Podes crer...

pedrolopes
Admin

Mensagens : 122
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que: Empty Re: Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que:

Mensagem  the Dom Nov 21, 2010 12:11 pm

A alínea dos antibióticos para as varizes poderá ser considerada falsa, uma vez que, na página 1979 do Harrison’s Principles of Internal Medicine, 17th Edition, é sugerido que a profilaxia para a Peritonite Bacteriana Espontânea (complicação preocupante da ruptura das varizes do esófago) é feita com com cefalosporinas de segunda geração. Citando “Treatment is with a second-generation cephalosporin, with cefotaxime being the most commonly used antibiotic. In patients with variceal hemorrhage, the frequency of SBP is significantly increased, and prophylaxis against SBP is recommended when a patient presents with upper GI bleeding. Furthermore, in patients who have had an episode(s) of SBP and recovered, once-weekly administration of antibiotics is used as prophylaxis for recurrent SBP.”
Não existindo menção às quinolonas, fica subjacente que a profilaxia será, também, realizada com cefotaxima.

the
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que: Empty UPS

Mensagem  Lazevedo Dom Nov 21, 2010 1:18 pm

Eu acho mais seguro ir por est caminhho:

No entanto, na taxa de mortalidade da UPS é feita uma extrapolação que não pode ser feita o que faz com que a afirmação referente à mesma seja FALSA. Passo a explicar:

No livro diz: "A taxa de mortalidade para os pacientes < 60 anos, na ausênca de doença concominante importante é <1%".
Esta afirmação refere-se à globalidade das fontes de HDA cjas princiais etiologias são:
-úlceras (31 a 59%)
-varizes (7 a 20%)
-lacerações MW (4 a 8%)

Nõ se refere à emorragia por UPS.

Logo a alínea deverá ser ANULADA. Quem está comigo?

Lazevedo
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que: Empty Re: Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que:

Mensagem  mgomes Dom Nov 21, 2010 6:34 pm

the escreveu: A alínea dos antibióticos para as varizes poderá ser considerada falsa, uma vez que, na página 1979 do Harrison’s Principles of Internal Medicine, 17th Edition, é sugerido que a profilaxia para a Peritonite Bacteriana Espontânea (complicação preocupante da ruptura das varizes do esófago) é feita com com cefalosporinas de segunda geração. Citando “Treatment is with a second-generation cephalosporin, with cefotaxime being the most commonly used antibiotic. In patients with variceal hemorrhage, the frequency of SBP is significantly increased, and prophylaxis against SBP is recommended when a patient presents with upper GI bleeding. Furthermore, in patients who have had an episode(s) of SBP and recovered, once-weekly administration of antibiotics is used as prophylaxis for recurrent SBP.”
Não existindo menção às quinolonas, fica subjacente que a profilaxia será, também, realizada com cefotaxima.

Boa! Very Happy
É para avançar com esta?

mgomes

Mensagens : 58
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que: Empty Re: Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que:

Mensagem  PatríciaF Dom Nov 21, 2010 6:44 pm

mgomes escreveu:
the escreveu: A alínea dos antibióticos para as varizes poderá ser considerada falsa, uma vez que, na página 1979 do Harrison’s Principles of Internal Medicine, 17th Edition, é sugerido que a profilaxia para a Peritonite Bacteriana Espontânea (complicação preocupante da ruptura das varizes do esófago) é feita com com cefalosporinas de segunda geração. Citando “Treatment is with a second-generation cephalosporin, with cefotaxime being the most commonly used antibiotic. In patients with variceal hemorrhage, the frequency of SBP is significantly increased, and prophylaxis against SBP is recommended when a patient presents with upper GI bleeding. Furthermore, in patients who have had an episode(s) of SBP and recovered, once-weekly administration of antibiotics is used as prophylaxis for recurrent SBP.”
Não existindo menção às quinolonas, fica subjacente que a profilaxia será, também, realizada com cefotaxima.

Boa! Very Happy
É para avançar com esta?

Eu não me importava nada.. Porque tal como disseram acima, coloquei esta como falsa porque não constava no cap de cirrose.. só que ela está ipsis verbis noutro capítulo... a questão é que, infelizmente, esta transcrição do harry refere-se à profilaxia de PBE e não propriamente das varizes no contexto de cirrose... Sad teriamos que, quanto a mim, arranjar outra forma de contestar esta... Sad

PatríciaF

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que: Empty Re: Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que:

Mensagem  pedrolopes Dom Nov 21, 2010 6:47 pm

Essa dava.me jeito tb lolol
Mas sou-vos sincero... isso assim é direitinho para ser rejeitado.

pedrolopes
Admin

Mensagens : 122
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que: Empty Re: Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que:

Mensagem  PatríciaF Dom Nov 21, 2010 7:00 pm

pedrolopes escreveu:Essa dava.me jeito tb lolol
Mas sou-vos sincero... isso assim é direitinho para ser rejeitado.

e haverá mais alguma coisa que possamos pegar?! era bom era..

p.s.: daqui a pouco contestamos o exame todo.. estou a adorar Very Happy

PatríciaF

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que: Empty UPS

Mensagem  Lazevedo Seg Nov 22, 2010 2:23 pm

Pessoal...

Façam como quiserem...
Mas vejam bem o meu argumeno para ver se não tem mais Pernas para Andar...
Se acharem que não... Nem avanço. Mas eu acho que o que escrevi em cima faz todo o sentido...

Lazevedo
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que: Empty Re: Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que:

Mensagem  Harry Seg Nov 22, 2010 2:34 pm

Lazevedo escreveu:Eu acho mais seguro ir por est caminhho:

No entanto, na taxa de mortalidade da UPS é feita uma extrapolação que não pode ser feita o que faz com que a afirmação referente à mesma seja FALSA. Passo a explicar:

No livro diz: "A taxa de mortalidade para os pacientes < 60 anos, na ausênca de doença concominante importante é <1%".
Esta afirmação refere-se à globalidade das fontes de HDA cjas princiais etiologias são:
-úlceras (31 a 59%)
-varizes (7 a 20%)
-lacerações MW (4 a 8%)

Nõ se refere à emorragia por UPS.

Logo a alínea deverá ser ANULADA. Quem está comigo?

Eu alinho! Acho que o raciocinio está mais que correcto!

Harry

Mensagens : 7
Data de inscrição : 22/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que: Empty Re: Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que:

Mensagem  AndréCouto Seg Nov 22, 2010 5:03 pm

mgomes escreveu:
the escreveu: A alínea dos antibióticos para as varizes poderá ser considerada falsa, uma vez que, na página 1979 do Harrison’s Principles of Internal Medicine, 17th Edition, é sugerido que a profilaxia para a Peritonite Bacteriana Espontânea (complicação preocupante da ruptura das varizes do esófago) é feita com com cefalosporinas de segunda geração. Citando “Treatment is with a second-generation cephalosporin, with cefotaxime being the most commonly used antibiotic. In patients with variceal hemorrhage, the frequency of SBP is significantly increased, and prophylaxis against SBP is recommended when a patient presents with upper GI bleeding. Furthermore, in patients who have had an episode(s) of SBP and recovered, once-weekly administration of antibiotics is used as prophylaxis for recurrent SBP.”
Não existindo menção às quinolonas, fica subjacente que a profilaxia será, também, realizada com cefotaxima.

Boa! Very Happy
É para avançar com esta?

Essa é de génio.. eu alinho nessa!!

AndréCouto

Mensagens : 12
Data de inscrição : 22/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que: Empty Re: Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que:

Mensagem  Di Seg Nov 22, 2010 7:03 pm

Infelizmente, no capítulo 42, pagina 258 considera a afirmação "Devem ser administrados antibióticos(nomeadamente quinolonas) no tratamento da rotura de varizes do esófago em doentes com cirrose hepática" verdadeira. "Antibiotic therapy (e.g., quinolones) is also recommended for patients with cirrhosis presenting with UGIB, as antibiotics decrease bacterial infections and mortality in this population."

Di

Mensagens : 13
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que: Empty Re: Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que:

Mensagem  EC Ter Nov 23, 2010 10:30 am

Concordo que se possa contestar a alínea relativa à administração de antibióticos como falsa, acrescentando ao que já se foi dito, que no capítulo "Cirrhosis and its complications" (302), na parte referente a hemorragia varicosa nada consta acerca do uso de antibióticos... Pelo menos podemos sempre tentar... Q acham?

EC
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que: Empty Re: Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que:

Mensagem  AndréCouto Ter Nov 23, 2010 11:53 am

Eu concordo, vou reclamar esta... so falta é um texto bem estruturado...

AndréCouto

Mensagens : 12
Data de inscrição : 22/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que: Empty HDA

Mensagem  Lazevedo Qua Nov 24, 2010 10:40 am

Eu vou por aqui:

No entanto, na taxa de mortalidade da UPS é feita uma extrapolação que não pode ser feita o que faz com que a afirmação referente à mesma seja FALSA. Passo a explicar:

No livro diz: "A taxa de mortalidade para os pacientes < 60 anos, na ausênca de doença concominante importante é <1%".
Esta afirmação refere-se à globalidade das fontes de HDA cjas princiais etiologias são:
-úlceras (31 a 59%)
-varizes (7 a 20%)
-lacerações MW (4 a 8%)

Nõ se refere à emorragia por UPS.


Lazevedo
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que: Empty Re: Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que:

Mensagem  Piruças Qua Nov 24, 2010 11:51 am

Como estão a pensar fazer?Pedir a anulação da questão certo?Para tal porque não alegarmos que existem 3 alíneas falsas, logo a questão deve ser anulada... Smile

Piruças

Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que: Empty ANULAR

Mensagem  Lazevedo Qua Nov 24, 2010 12:12 pm

3 Falsas não ANULA...

Vejam a minha argumentação e digam algo.

Lazevedo
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que: Empty Re: Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que:

Mensagem  Piruças Qua Nov 24, 2010 1:01 pm

Uma tentativa de juntar tudo o que tem sido falado:

A alínea 1 “Devem ser admininstrados antibióticos (nomeadamentre quinolonas) no tratamento de rotura de varizes do esófago em doentes com cirrose hepática” poderá ser considerada FALSA, uma vez que :
- Capítulo 302, pagina 1977 do Harrison’s Principles of Internal Medicine, 17th Edition ao longo do tratamento da Hemorragia varicosa não há qualquer referência ao uso de antibioterapia.
- Capitulo 302, página 1979 do Harrison’s Principles of Internal Medicine, 17th Edition: “Treatment is with a second-generation cephalosporin, with cefotaxime being the most commonly used antibiotic. In patients with variceal hemorrhage, the frequency of SBP is significantly increased, and prophylaxis against SBP is recommended when a patient presents with upper GI bleeding.”
Desta forma, subentende-se que caso se recorra ao uso de terapêutica antibiótica esta será com Cefalosporinas de 2ª geração e não com Quinolonas.
Quanto à alínea 3 “A taxa de mortalidade da UPS em doentes com menos de 60 anos e sem co-morbilidade significativa é inferior a 1%” também poderá ser considerada FALSA, pois:
- Capitulo 42, página 257 :"The annual incidence of hospital admissions for upper GIB (UGIB) in the United States and Europe is ~0.1%, with a mortality rate of ~5–10%. Patients rarely die from exsanguination; rather, they die due to decompensation from other underlying illnesses. The mortality rate for patients <60 years in the absence of major concurrent illness is <1%. " Isto é, a percentagem descrita na alinea refere-se a Ulcera péptica sangrante (UPS), enquanto na literatura recomendada refere-se a Hemorragia digestiva alta (HDA). Tal não é semelhante uma vez que a UP corresponde a 50% das HDA (pag.257 coluna1), e apenas 15% das UP são UPS (pág. 1861 coluna 1).

O que acham?

Piruças

Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que: Empty Re: Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que:

Mensagem  Piruças Qua Nov 24, 2010 1:04 pm

Só mais um questão:
- o que é que acontece então se o juri concordar que estão as tres afirmações falsas?Considera todas correctas?Tal demonstra que a questão está mal feita e como tal deve ser anulada...penso eu...

Expliquem-me a entender aquelas cabeças scratch

Piruças

Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que: Empty Re: Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que:

Mensagem  mgomes Qua Nov 24, 2010 1:06 pm

Piruças escreveu:Só mais um questão:
- o que é que acontece então se o juri concordar que estão as tres afirmações falsas?Considera todas correctas?Tal demonstra que a questão está mal feita e como tal deve ser anulada...penso eu...

Expliquem-me a entender aquelas cabeças scratch

Já vi perguntas de anos anteriores em que consideram as 3 opções.

mgomes

Mensagens : 58
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que: Empty Re: Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que:

Mensagem  rr Qua Nov 24, 2010 1:30 pm

Pessoal, os capítulos pequenos tb são para estudar...

Hemorragia digestiva - Pag. 258 - ESOPHAGEAL VARICES: Patients with variceal hemorrhage have poorer outcomes than patients with other sources of UGIB. Endoscopic therapy for acute bleeding and repeated sessions of endoscopic therapy to eradicate esophageal varices significantly reduce rebleeding and mortality. Ligation is the endoscopic therapy of choice for esophageal varices because it has less rebleeding, a lower mortality rate, fewer local complications, and requires fewer treatment sessions to achieve variceal eradication than sclerotherapy.
Octreotide (50-μg bolus and 50-μg/h IV infusion for 2–5 days) further helps in the control of acute bleeding when used in combination with endoscopic therapy. Other vasoactive agents such as somatostatin and terlipressin, available outside the United States, are also effective.
Antibiotic therapy (e.g., quinolones) is also recommended for patients with cirrhosis presenting with UGIB, as antibiotics decrease bacterial infections and mortality in this population. Over the long term, treatment with nonselective beta blockers decreases recurrent bleeding from esophageal varices. Chronic therapy with beta blockers plus endoscopic ligation is recommended for prevention of recurrent esophageal variceal bleeding.[u]

O TRATAMENTO é feito com cefalosporinas...a PROFILAXIA com quinolonas...Wink

rr
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que: Empty Re: Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que:

Mensagem  PJ Qua Nov 24, 2010 5:49 pm

"Devem ser administrados antibióticos (nomeadamente quinolonas) no tratamento da rotura de varizes do esófago em doentes com cirrose hepática." No livro está "i.e."... Eu sei que é um pequeno detalhe, mas altera um pouco a frase e com uma excelente argumentação pode torná-la falsa.

PJ
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que: Empty Re: Sobre a hemorragia digestiva alta, é falso que:

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos