PROVA NACIONAL DE SERIAÇÃO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acerca das síndromes mielodisplásicas (SMD), indique a afirmação FALSA:

4 participantes

Ir para baixo

Acerca das síndromes mielodisplásicas (SMD), indique a afirmação FALSA: Empty Acerca das síndromes mielodisplásicas (SMD), indique a afirmação FALSA:

Mensagem  Anónimo Sáb Nov 20, 2010 4:28 pm

Considero igualmente FALSA a alínea 5) "São factores de prognóstico, de acordo com o índice de prognóstico internacional (IPS), a percentagem de blastos, o cariótipo e o número de citopenias" pelas seguintes razões:

De acordo com a bibliografia recomendada (Harrison 17ª versão em inglês), a avaliação do prognóstico das SMD é realizado através do "International Prognostic Scoring System" (pág. 670 e Quadro 102-6) , cuja correcta tradução para português de Portugal (e minimamente exigida numa prova desta importância) é "Sistema de Pontuação de Prognóstico Internacional".

No meu entender, a imperfeita (para não dizer amadora!) tradução efectuada pelo júri acabou por criar uma referência ao sistema de prognóstico dos Linfomas não-Hodgkin, o "International Prognostic Index" (este sim, Índice de Prognóstico Internacional) cujos factores de avaliação nada têm que ver com os utilizados na SMD (pág 692 e Quadro 105-9).

Assim, irei requerer junto do Júri de Recurso que esta alínea seja considerada igualmente FALSA porque não reflecte, de todo, o proposto pela bibliografia recomendada.

Anónimo
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Acerca das síndromes mielodisplásicas (SMD), indique a afirmação FALSA: Empty Re: Acerca das síndromes mielodisplásicas (SMD), indique a afirmação FALSA:

Mensagem  dcosta Sáb Nov 20, 2010 4:52 pm

Concordo plenamente!!

dcosta

Mensagens : 4
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acerca das síndromes mielodisplásicas (SMD), indique a afirmação FALSA: Empty Re: Acerca das síndromes mielodisplásicas (SMD), indique a afirmação FALSA:

Mensagem  pedrolopes Sáb Nov 20, 2010 4:57 pm

está bem visto, por acaso esse problema não me surgiu na altura do exame, mas de facto e como referes mto bem esta prova e o nível de exigencia que nos é imposto não pode deixar que nos subjuguemos a este tipo de erros, 1º a tradução foi mal feita e nem sequer a sigla do ingles está bem, pq deveria ser IPSS.

pedrolopes
Admin

Mensagens : 122
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acerca das síndromes mielodisplásicas (SMD), indique a afirmação FALSA: Empty Reclamação de 2008 Dez, o que acham?

Mensagem  MRPC Dom Nov 21, 2010 1:21 pm

Reclamação de 2008 Dez, o que acham?
MRPC Hoje à(s) 8:20 pm

.No exame de 2008 Dez a seguinte pergunta sobre sindromes mielodisplásicas foi anulada:

Relativamente às síndromes mielodisplásicas, assinale a afirmação falsa:
1. Podem ser causadas por exposição a radiações ou benzeno.
2. As formas secundárias às terapêuticas com topoisomerases surgem cerca de 2 anos após a exposição.
3. Ocorrem alterações citogenéticas em cerca de metade dos doentes.
4. A apoptose das células medulares está diminuída.
5. São doenças clonais das células estaminais hematopoiéticas.

Se foi anulada é porque ou eram todas falsas ou eram todas verdadeiras. Sendo que há várias claramente verdadeiras, podemos concluir que o que foi provado na reclamação foi que a alínea "4. A apoptose das células medulares está diminuída." era verdadeira.
No exame de 2010 é uma alínea em tudo semelhante que é considerada falsa: "Há diminuição da apoptose nas células medulares." Se conseguirmos provar que é verdadeira, a pergunta será anulada.

Quando o site da ACSS estiver outra vez acessível na sua plenitude, talvez possamos aceder à reclamação. Até lá, toca a arranjar argumentos!.

MRPC

Mensagens : 11
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acerca das síndromes mielodisplásicas (SMD), indique a afirmação FALSA: Empty SMD

Mensagem  Lazevedo Dom Nov 21, 2010 1:45 pm

Acho que devemos ir pelo agumento do MRPC. Nada no livro diz que não há diminuição da apoptose das células medulares. Ou ha alguma coisa que diga isso'?
Digam algo..

Lazevedo
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Acerca das síndromes mielodisplásicas (SMD), indique a afirmação FALSA: Empty Re: Acerca das síndromes mielodisplásicas (SMD), indique a afirmação FALSA:

Mensagem  cris Dom Nov 21, 2010 2:53 pm

tenho a certeza absoluta que no capítulo de mielodisplasias diz que a apoptose está aumentada, porque vi isso mesmo no dia anterior ao exame. Aliás, até usei isso para diferenciar esse capítulo das síndromes mieloproliferativas, em que haveria aumento de células.

cris
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Acerca das síndromes mielodisplásicas (SMD), indique a afirmação FALSA: Empty Re: Acerca das síndromes mielodisplásicas (SMD), indique a afirmação FALSA:

Mensagem  PatríciaF Dom Nov 21, 2010 3:50 pm

infelizmente no capítulo diz mesmo isso "Apoptosis of marrow cells is increased in MDS, presumably due to these acquired genetic alterations or possibly to an overlaid immune response"

Pelos vistos nada a fazer... A não ser que noutro sítio diga exactamente o contrário.. O que já nem me espanta... Vou ver se entretanto encontro... Smile

PatríciaF

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acerca das síndromes mielodisplásicas (SMD), indique a afirmação FALSA: Empty Re: Acerca das síndromes mielodisplásicas (SMD), indique a afirmação FALSA:

Mensagem  Anónimo Dom Nov 21, 2010 4:12 pm

Será pelo facto de alguns genes anti-apoptose como o Bcl-2 estarem activos? Isso poderia ter provado que afinal não há sempre apoptose aumentada...

Anónimo
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Acerca das síndromes mielodisplásicas (SMD), indique a afirmação FALSA: Empty Re: Acerca das síndromes mielodisplásicas (SMD), indique a afirmação FALSA:

Mensagem  cris Dom Nov 21, 2010 4:19 pm

o facto de alguns genes antiapoptose estarem activos não quer dizer nada. Veja-se o exemplo da pneumonite de hipersensibilidade em que tanto os gentes anti apoptose como pró apoptose estão activos e, no entanto, o que prevalece é a antiapoptose.

cris
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Acerca das síndromes mielodisplásicas (SMD), indique a afirmação FALSA: Empty Re: Acerca das síndromes mielodisplásicas (SMD), indique a afirmação FALSA:

Mensagem  PatríciaF Dom Nov 21, 2010 4:24 pm

De facto eles referem isso devido às mutações nos diferentes genes "Cytogenetic abnormalities are not random (loss of all or part of 5, 7, and 20, trisomy of Cool and may be related to etiology (11q23 following topoisomerase II inhibitors); chronic myelomonocytic leukemia is often associated with t(5;12) that creates a chimeric tel-PDGF gene. The type and number of cytogenetic abnormalities strongly correlate with the probability of leukemic transformation and survival. Mutations of N-ras (an oncogene), p53 and IRF-1 (tumor suppressor genes), Bcl-2 (an antiapoptotic gene), and others have been reported in some patients but likely occur late in the sequence leading to leukemic transformation. Apoptosis of marrow cells is increased in MDS, presumably due to these acquired genetic alterations or possibly to an overlaid immune response. "

A questão é que o júri é capaz de pegar nisso para argumentar contra isso.. Sad

PatríciaF

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acerca das síndromes mielodisplásicas (SMD), indique a afirmação FALSA: Empty Re: Acerca das síndromes mielodisplásicas (SMD), indique a afirmação FALSA:

Mensagem  cris Dom Nov 21, 2010 4:40 pm

duvido que consigam algo com isso... o que está aí escrito é mesmo que os antiapoptose tornam-se possivelmente mais activos quando a síndrome mielodisplásica se transforma em leucemia (ou seja, quando passa para algo proliferativo...)

cris
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Acerca das síndromes mielodisplásicas (SMD), indique a afirmação FALSA: Empty Re: Acerca das síndromes mielodisplásicas (SMD), indique a afirmação FALSA:

Mensagem  tlima Seg Nov 22, 2010 6:44 am

Vou reclamar também a alínea que diz " São factores de risco, de acordo com o índice de prognóstico internacional (IPS) a percentagem de balstos medulares, o cariótipo e o número de citopenias! Esta alínea é simplesmente falsa porque não é este o índice utilizado nas SMD. Estou plenamente de acordo com quem deixou a primeira mensagem neste tópico...
Quanto à outra questão, realmente no Harri diz que há aumento nas células medulares. Portanto, parece-me que não há muito a fazer! Mas toca a contestar!!!

tlima
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Acerca das síndromes mielodisplásicas (SMD), indique a afirmação FALSA: Empty Ainda em relação à reclamação de 2008 Dez...

Mensagem  MRPC Seg Nov 22, 2010 7:47 am

Nada feito...a razão pela qual anularam a pergunta foi:

Argumenta a reclamante que, relativamente às síndromes mielodisplásicas, deve ser considerada FALSA a alínea 2 afirmando “As formas secundárias às terapêuticas com topoisomerases surgem cerca de 2 anos após a exposição”.
Tem razão ao argumentar que a afirmação é correcta apenas se se referir aos inibidores das topoisomerases, e não às topoisomerases.
Assim, considero que a reclamação tem fundamento e que a questão deve ser anulada.

Apesar de tudo isto dá-me esperança do ponto de vista que se anulam porque o nome do fármaco está incorrecto, talvez também nos dêem a resposta porque a designação do índice está incorrecta!

MRPC

Mensagens : 11
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acerca das síndromes mielodisplásicas (SMD), indique a afirmação FALSA: Empty ANULAR

Mensagem  Lazevedo Seg Nov 22, 2010 2:43 pm

A Pergunta dá para ANULAR... Dá de certeza... Só ainda não consegui perceber ao certo como...

Mas Essa da Diminuição da Apoptose Não me convence... Sei que está lá escrito mas lembro-me de ter ficado com a ideia que há algo que contradiga.

Lazevedo
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Acerca das síndromes mielodisplásicas (SMD), indique a afirmação FALSA: Empty Re: Acerca das síndromes mielodisplásicas (SMD), indique a afirmação FALSA:

Mensagem  PatríciaF Seg Nov 22, 2010 8:06 pm

Lazevedo escreveu:A Pergunta dá para ANULAR... Dá de certeza... Só ainda não consegui perceber ao certo como...

Mas Essa da Diminuição da Apoptose Não me convence... Sei que está lá escrito mas lembro-me de ter ficado com a ideia que há algo que contradiga.

se encontrares alguma maneira diz... quantos mais melhor Smile

PatríciaF

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acerca das síndromes mielodisplásicas (SMD), indique a afirmação FALSA: Empty Re: Acerca das síndromes mielodisplásicas (SMD), indique a afirmação FALSA:

Mensagem  MRPC Ter Nov 23, 2010 7:50 am

Lazevedo escreveu:A Pergunta dá para ANULAR... Dá de certeza... Só ainda não consegui perceber ao certo como...

Mas Essa da Diminuição da Apoptose Não me convence... Sei que está lá escrito mas lembro-me de ter ficado com a ideia que há algo que contradiga.

Sim se encontrares alguma maneira de anular acho óptimo. Se não, e para aqueles que assinalaram a do indice de prognóstico como falsa, a justificação já está "postada" na parte das justificações a serem enviadas.

MRPC

Mensagens : 11
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acerca das síndromes mielodisplásicas (SMD), indique a afirmação FALSA: Empty Re: Acerca das síndromes mielodisplásicas (SMD), indique a afirmação FALSA:

Mensagem  mlopes Ter Nov 23, 2010 4:49 pm

Eu tambem vou replamar nesta pergunta da mesma maneira.

mlopes
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Acerca das síndromes mielodisplásicas (SMD), indique a afirmação FALSA: Empty IPS

Mensagem  Lazevedo Qua Nov 24, 2010 11:01 am

Eu por acaso marquei a do IPS. Mas acho que por aí não conseguimos...

Acho que é mais por Não ser Falso que haja diminuição da Apoptose.

Lazevedo
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Acerca das síndromes mielodisplásicas (SMD), indique a afirmação FALSA: Empty Re: Acerca das síndromes mielodisplásicas (SMD), indique a afirmação FALSA:

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos