PROVA NACIONAL DE SERIAÇÃO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"Em relação à regurgitação aórtica..."

2 participantes

Ir para baixo

"Em relação à regurgitação aórtica..." Empty "Em relação à regurgitação aórtica..."

Mensagem  catarina Dom Nov 21, 2010 3:44 am

Alguem me conseguerá dizer se a alinea 2 também é verdadeira?!Pelo que verifiquei no livro na página 147,diz: “Em cerca de 75% dos pacientes com IA válvular, a doença tem origem reumática....” e em seguida “ A origem reumática é muito menos comum nos individuos com IA PURA que não tenham doença válvular mitral associada. Eu sinceramente pensei que se referiam à IA e não à IA PURA. Dará para reclamar?

catarina
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

"Em relação à regurgitação aórtica..." Empty Re: "Em relação à regurgitação aórtica..."

Mensagem  PatríciaF Dom Nov 21, 2010 11:19 am

Eu não tenho a certeza mas pelo que diz no livro "In approximately two-thirds of patients with valvular AR, the disease is rheumatic in origin, resulting in thickening, deformity, and shortening of the individual aortic valve cusps, changes that prevent their proper opening during systole and closure during diastole. A rheumatic origin is much less common in patients with isolated AR who do not have associated mitral valve disease."

Todos concordam que 2/3 dos casos de IA tem origem reumática e que no caso de IA pura essa percentagem diminui muito mas em nenhum lugar diz que ela deixa de ser uma etiologia muito frequente, mesmo que isolada. Porque, pelo que me lembro, acho que não existe em lado nenhum a percentagem referente à etiologia reumática da IA pura. Que me dizem? Acho que por aí podemos pegar, digo eu...

PatríciaF

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

"Em relação à regurgitação aórtica..." Empty Re: "Em relação à regurgitação aórtica..."

Mensagem  cris Dom Nov 21, 2010 2:45 pm

quando há doença reumática, a válvula mitral é a mais atingida. Para as outras serem atingidas é muito raro não haver também atingimento da válvula mitral. Assim, a doença reumática quase nunca causa doença valvular aórtica PURA. Tem de ter quase sempre a doença da válvula mitral associada. Se lerem o capítulo da febre reumática, e possivelmente também no capítulo da cardiopatia valvular diz isso.

cris
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

"Em relação à regurgitação aórtica..." Empty Re: "Em relação à regurgitação aórtica..."

Mensagem  anonimo Dom Nov 21, 2010 5:39 pm

Bem, realmente até pode ser que no capitulo de Febre Reumática tenha alguma coisa associada a esta pregunta, mas o tipo de pregunta que eles fazem penso que seja referente ao capitulo de valvulopatias. Assim sendo,aquela alinea não é falsa.

anonimo
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

"Em relação à regurgitação aórtica..." Empty Re: "Em relação à regurgitação aórtica..."

Mensagem  cris Dom Nov 21, 2010 5:47 pm

pois, o problema é que o júri que te vai responder a isso é de cardiologia e sabe perfeitamente desse facto. Lá por o conhecimento não estar inteiramente nesse capítulo, não invalida que seja verdadeiro. Até porque não há nada no capítulo de valvulopatias que vá contra o que eu disse, há, aliás, uma frase que o confirma "A etiologia reumática é muito menos comum na IA pura". está lá chapadinho. MUITO menos comum.

cris
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

"Em relação à regurgitação aórtica..." Empty Re: "Em relação à regurgitação aórtica..."

Mensagem  anonimo Seg Nov 22, 2010 6:19 am

Sim, mas o exame não diz PURA, se dissesse concordava ctg, sem dúvida.

anonimo
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

"Em relação à regurgitação aórtica..." Empty Re: "Em relação à regurgitação aórtica..."

Mensagem  pedropereira9 Seg Nov 22, 2010 9:16 am

o "muito menos comum" pode ser 50%, 40%,... e continua a ser frequente...

pedropereira9

Mensagens : 7
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

"Em relação à regurgitação aórtica..." Empty Em relação à regurgitação aórtica, assinale a afirmação verdadeira

Mensagem  bracara Ter Nov 23, 2010 6:50 pm

No livro diz que em 75% DOS CASOS A ETIOLOGIA É REUMÁTICA. Depois diz que etiologia reumática é menos comum nos com IA pura. Nada nos diz, no entanto, que ainda que seja menos comum não continue a ser frequente. Assim, concordo que esta alínea deva ser considerada verdadeira!

bracara
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

"Em relação à regurgitação aórtica..." Empty Re: "Em relação à regurgitação aórtica..."

Mensagem  PatríciaF Ter Nov 23, 2010 7:08 pm

"Up to 60% of patients with ARF progress to RHD. The endocardium, pericardium, or myocardium may be affected. Valvular damage is the hallmark of rheumatic carditis. The mitral valve is almost always affected, sometimes together with the aortic valve; isolated aortic valve involvement is rare." infelizmente acho que nao vai dar pa contestar esta :s

PatríciaF

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

"Em relação à regurgitação aórtica..." Empty Re: "Em relação à regurgitação aórtica..."

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos