PROVA NACIONAL DE SERIAÇÃO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

conseguencias pos esplenectomia

Ir para baixo

conseguencias pos esplenectomia Empty conseguencias pos esplenectomia

Mensagem  mlopes Ter Nov 23, 2010 6:03 pm

Vou reclamar desta e considerar que a trombocitose tambem é uma excepçaõ com a seguinte reclamaçao:

A propósito da questão nº 7 do exame C1 (versão branca): As seguintes condições são consequencia da esplenectomia, à excepção de uma. Assinale-a:
2.Trombocitose

A alinea 3 (leucopenia) é considerada como a opção certa na chave provisória, ou seja não é consequencia da esplenectomia.
No entanto, a alínea 2 também pode ser considerada uma opção certa, ou seja, como não sendo uma consequencia da esplenectomia porque o enunciado não estabelece se estamos a falar do periodo pos esplenectomia ou indefinitivamente, pois a trombocitose só acontece num periodo de 2-3semanas pos esplenectomia. Para além de que no texto diz que PODE DESENVOLVER (MAY DEVELOP), não afirmando no texto que acontece SEMPRE, Fazendo com que a trombocitose também possa ser considerada uma resposta falsa.
No Harrison pode-se ler na pagina 375, coluna esquerda o seguinte:
“In the immediate postsplenectomy period, leukocytosis (up to 25,000/μL) and thrombocytosis (up to 1× 106/μL) may develop, but within 2–3 weeks, blood cell counts and survival of each cell lineage are usually normal.”

Devido aos motivos explictos anteriormente, a alínea 2 da pergunta 7 do exame C1 deve ser anulada ou considerada outra opção correcta pois não estabele se estamos a analisar os meses\anos\decadas seguintes ou se o periodo imedatamente pos operatorio, para alem de que PODER DESENVOLVER não é o mesmo que desenvolver-se.

mlopes
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

conseguencias pos esplenectomia Empty Versão azul - P27 - As seguintes condições são consequência de esplenectomia

Mensagem  hp4friends Qua Nov 24, 2010 9:11 am

A alínea “4. Leucopenia” é incontestavelmente a resposta certa, no entanto considero a alínea “3. Trombocitose” também válida pelo seguinte que aparece no Harrison’s Principles of Internal Medicine, 17th Edition, Chapter 60: "In the immediate postsplenectomy period, leukocytosis (up to 25,000/L) and thrombocytosis (up to 1 x 106/L) may develop, but within 2–3 weeks, blood cell counts and survival of each cell lineage are usually normal.
Logo a trombocitose é uma consequência da esplenectomia mas só durante as 2-3 primeiras semanas, e pelo enunciado da questão dá a entender, a meu ver, que as consequencias são definitivas, e não de que poderão ocorrer mesmo que seja por curto periodo de tempo. Também, segundo o autor, refere-se que a trombocitose é uma complicação que poderá ocorrer (may develop) e não que é uma consequência em todos os casos.
Pelo atrás exposto considero que a resposta 3 também deverá ser considerada certa.

hp4friends

Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos