PROVA NACIONAL DE SERIAÇÃO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Angina Instavel/ Enfarte sem supraST

Ir para baixo

Angina Instavel/ Enfarte sem supraST Empty Angina Instavel/ Enfarte sem supraST

Mensagem  DF Ter Nov 23, 2010 2:46 pm

A alínea 5 “Não há uma relação directa entre o grau de elevação da troponina e a mortalidade.” é considerada verdadeira. No entanto, de acordo com a bibliografia recomendada, penso que a alínea pode ser considerada falsa.

Chapter 239, p1534: “While it has long been recognized that the total quantity of protein released correlates with the size of the infarct, the peak protein concentration correlates only weakly with infarct size. Recanalization of a coronary artery occlusion (either spontaneously or by mechanical or pharmacologic means) in the early hours of STEMI causes earlier and higher peaking (at about 8–12 h after reperfusion) of serum cardiac biomarkers (Fig. 239-2) because of a rapid washout from the interstitium of the infarct zone, quickly overwhelming lymphatic clearance of the proteins.”

Chapter 239, p1534, Figure 239-2: “When patients with STEMI undergo reperfusion, as depicted in the dashed green and red curves, the cardiac biomarkers are detected sooner, rise to a higher peak value, but decline more rapidly, resulting in a smaller area under the curve and limitation of infarct size.”

Embora a referência a "the peak protein concentration correlates only weakly with the infarct size" esteja no Chapter 239 referente ao enfarte com supra-ST, a realidade é que na AI/EAMSST é muitas vezes realizada angioplastia de reperfusão, a qual determina picos mais precoces e mais elevados de troponina, sendo este o motivo pelo qual não há correlação entre o grau de elevação da troponina e o tamanho do enfarte.

Como tal, havendo a possibilidade de se efectuar terapia de reperfusão tanto na AI/EAMSST como no enfarte com supra-ST, a correlação entre o grau de elevação da troponina e a mortalidade na AI/EAMSST deixa de ser linear e verdadeira. E sendo que "nos doentes de alto risco a terapêutica invasiva precoce é superior à terapêutica conservadora", então essa mesma terapêutica invasiva precoce irá determinar picos mais elevados e precoces de troponina, os quais não se correlacionam com o aumento da mortalidade.

Com a informação apresentada, de forma que me parece inequívoca, venho por este meio solicitar a sua excelência a consideração da alínea 5 como falsa.

DF
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Angina Instavel/ Enfarte sem supraST Empty ta ao contrario

Mensagem  TS Ter Nov 23, 2010 4:15 pm

Por acaso nao trocaste o V pelo F e vice versa?

TS
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Angina Instavel/ Enfarte sem supraST Empty Re: Angina Instavel/ Enfarte sem supraST

Mensagem  bob Qua Nov 24, 2010 8:32 am

Exacto. O que queres demonstrar é que a alínea "Não há uma relação directa..." é verdadeira Wink

bob

Mensagens : 27
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Angina Instavel/ Enfarte sem supraST Empty Anular a pergunta

Mensagem  Gato Fed Qui Nov 25, 2010 10:17 am

Acho que tens toda a razão, mas uma vez que a pergunta pede a afirmação falsa e, de acordo com a tua argumantação, não existem afirmações falsas, a pergunta deveria ser anulada!

Gato Fed
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Angina Instavel/ Enfarte sem supraST Empty Re: Angina Instavel/ Enfarte sem supraST

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos