PROVA NACIONAL DE SERIAÇÃO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

+4
joaoluis17
pedrolopes
Admin
mgomes
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  rll Sáb Nov 20, 2010 6:19 am

A resposta correcta era excesso de magnésio.
A Table 48-6 – Causes of metabolic alkalosis (pág. 293) não deixa grandes dúvidas. Contudo, parece-me que a opção adenoma viloso (apesar de estar na tabela como causa de alcalose metabólica) também poderá ser aceite como alínea correcta. O adenoma viloso pode causar diarreira secretora (Large colorectal villous adenomas may rarely be associated with a secretory diarrhea that may cause hypokalemia..., pág. 282. No algoritmo diagnóstico da hipocalémia, hipocalémias associadas a resposta renal apropriada (excreção de menos de 15mmol/dia), com perda gastrointestinal de potássio (o caso do adenoma viloso), surgem associadas a acidose metabólica e não a alcalose metabólica (Figure 46-3, página 282). Para além disso, a diarreia é uma das principais causas de acidose metabólica sem anion gap aumentado. Assim, a relação adenoma viloso-alcalose metabólica não é absolutamente linear.
Se houver mta contestação e se eles estiverem bem dispostos, pode ser que passe.

rll
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  mgomes Sáb Nov 20, 2010 6:38 am

Boa!
Foi esse o raciocínio que fiz no exame!
Acho que podemos reclamar essa, se for bem fundamentada e houver várias pessoas a reclamar, acho que eles podem considerar também o adenoma viloso.

Já agora, sabes como se fazem as reclamações?
Obrigada.

mgomes

Mensagens : 58
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  rll Sáb Nov 20, 2010 7:02 am

Não. Temos que esperar pela informação que eles vão colocar no site.

rll
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  mgomes Sáb Nov 20, 2010 7:04 am

O site está a meio gás... Mas entretanto podemos ir procurando informação para fundamentar as reclamações.

mgomes

Mensagens : 58
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  Admin Sáb Nov 20, 2010 7:24 am

Essa também resultava para mim... Não sei se teremos de mandar todos a reclamar uma dada pergunta ou se podemos enviar uma apenas abaixo assinado por todos, por exemplo...
Vamos esperar por 2ª feira para ver.

Depois abro um tópico especial para colocarmos o texto exacto para cada pergunta a mudar que vamos mandar à ACSS, para não haver desacordos.
Depois toda a gente dá o seu parecer na alteração da justificação.

Admin
Admin

Mensagens : 9
Data de inscrição : 19/11/2010

https://pns2010.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  cris Sáb Nov 20, 2010 7:32 am

mais uma pessoa que também fez esse raciocínio Wink

cris
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty como reclamar

Mensagem  ema Sáb Nov 20, 2010 7:36 am

Quando publicaram o aviso para as candidaturas à PNS, o ponto 7 era referente à chave provisória e reclamação.
Pelo que aqui diz:
"7.2. Os candidatos podem apresentar reclamação à chave provisória junto do juri de recurso até ao dia 26 de novembro...."
" 7.3 O juri de recurso só atenderá reclamações às perguntas formuladas a título individual e em impressos específicos para o efeito, disponiveis no site ACSS, devendo os candidatos utilizar um impresso por cada relamação"
"7.4 ... devem ser enviadas por carta registada com aviso de recepção para
INTERNATO MÉDICO 2011 - A
Av. da República, nº61 - 7º
Apartado 14052
1064 - 808 Lisboa CODEX"

Pelo que me informaram, nem todas as reclamações são avaliadas, apenas as perguntas que contam com um grande número de reclamações...

ema
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  cris Sáb Nov 20, 2010 7:42 am

mas o facto de fazerem isso é obviamente ilegal e com direito a processo em tribunal. Se eu vir que há uma pergunta que contestei que não tem direito a justificação isto não fica assim. Mas eu não sei se isso é mais mito que outra coisa. O ano passado havia uma pergunta onde estava explícito que apenas uma colega tinha contestado, porque eles disseram mesmo isso "não sei onde a colega que contestou esta pergunta foi buscar essa frase, na página que indicou não dizia nada sobre isso".

cris
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty São todas causas de alcalose metabólica, EXCEPTO

Mensagem  Lili Sáb Nov 20, 2010 8:09 am

Eu Tb coloquei a hipotese adenoma viloso, por fazer o mesmo raciocinio que o apontado. tb sou a favor dessa argumentação...

Lili
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  bob Sáb Nov 20, 2010 8:23 am

Também respondi adenoma viloso nessa pergunta.

bob
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  Catarina Sáb Nov 20, 2010 9:47 am

Também concordo. Acho que pudemos reclamar.

Catarina
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  pedrolopes Sáb Nov 20, 2010 10:08 am

Eu não quero ser do contra lol mas acho que nao vao aceitar esse argumento.
O adenoma viloso é uma causa inequívoca de alcalose metabólica e a pergunta diz: São todas causas de alcalose metab. excepto uma,e de facto de todas as que ali estão dao alcalose metabolica menos a hipermagnesemia. O adenoma viloso até poderá causar acidose metabólica, mas isso nao invalida que não seja uma causa de alcalose metabolica.
Não podem dizer então que este adenoma, só pq eventualmente causa acidose metabólica, não é uma causa de alcalose metabólica, porque é.
Eu errei esta, não vos estou a censurar, mas isso nao vai passar Sad


Última edição por pedrolopes em Sáb Nov 20, 2010 11:15 am, editado 1 vez(es)

pedrolopes
Admin

Mensagens : 122
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  pedrolopes Sáb Nov 20, 2010 10:13 am

Queria tb completar que o facto do adenoma viloso dar mais alcalose metabolica que acidose, prende-se sobretudo com o efeito que se sobrepoe de perda de grandes quantidades de volemia (compensadas com hipereninemia e hiperaldosteronismo sec. ---> com hipoK+ e alcalose metabolica), em relação à perda de HCO3- que se faz por essas secreções (é a explicação cientifica da coisa) lol..

pedrolopes
Admin

Mensagens : 122
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Adenoa Viloso

Mensagem  Lazevedo Sáb Nov 20, 2010 2:52 pm

Caros

Fiz o mesmo raciocío; como tal subscevo esta recamação; têm que ser consideradas correctas as respostas 3 e 5.

Lazevedo
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  pedrolopes Sáb Nov 20, 2010 3:01 pm

Ainda continuam a achar que vale a pena reclamar esta questão?
Enfim, tentar nao custa mas acho que já expus bem o problema da arguementaçao que sugeriam acima. A pergunta é mto claro e pede a unica que não causa alcalose metabólica q neste caso é a hipermagnesémia, sendo que todas as outras podem cursar com alcalose metabolica, incluindo o adenoma viloso, sendo que este ultimo tb pode cursar com acidose metabólica.

Se aqui dissesse: Todas as seguintes opções causam sempre alcalose metabólica, excepto uma?, teriam razão nesse caso, sendo assim não me parece...
Sou o único a achar isto? lolol
Eu tb estaria interessado pq errei a questão mas a verdade é q ha coisas q n se podem deturpar e esta é uma delas lol





pedrolopes
Admin

Mensagens : 122
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  cris Sáb Nov 20, 2010 3:07 pm

seria era interessante encontrar um mecanismo pelo qual o magnésio causasse também alcalose! com estas coisas dos iões e de nefro em que tudo faz tudo talvez no harrison inteiro haja algo que leve a isso...

cris
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  cris Sáb Nov 20, 2010 3:12 pm

uma pesquisa rápida no google leva à descoberta de que há casos de alcalose induzida por magnésio. Resta-nos encontrar isso no harrison.

cris
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  cris Sáb Nov 20, 2010 3:46 pm

ok, este vai ser um raciocínio muito difícil de ser aceite... mas como somos tantos a ter errado esta pelo mesmo motivo aqui vai:

Excesso de magnésio: não nos dizem onde... excesso de magnésio no sangue? para isso seria hipermagnesemia para ser mais correcto cientificamente. Assim, excesso de magnésio pode ser interpretado como excesso de administração de magnésio... Toda a gente sabe que magnésio causa diarreia. O que causaria acidose, correcto. Mas PELO MESMO MECANISMO DO ADENOMA VILOSO (depleção de volume), também acabaria por causar alcalose. pergunta ANULADA!


O que acham?

cris
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  pedrolopes Sáb Nov 20, 2010 4:06 pm

lolol isso dava um bom filme... mas nao adianta.
Eles impugnam tantas justificações por mto menos. Essa nunca seria aceite!

pedrolopes
Admin

Mensagens : 122
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  cris Sáb Nov 20, 2010 4:12 pm

também acho obviamente que não será aceite... mas acho que é única maneira de se tentar contestar a pergunta. Poderemos alegar que ao depararmo-nos com a questão verificámos que 2 delas causavam perdas de líquidos pelo TGI inferior, o que normalmente seria causa de acidose. O excesso de magnésio administrado e o adenoma viloso. E que também compreendemos que pelo mesmo mecanismo ambos poderiam causar posteriormente alcalose.

E eles vão-nos mandar dar uma volta, mas ao menos tentamos...

cris
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  pedrolopes Sáb Nov 20, 2010 4:17 pm

Podes tentar por uma questão de orgulho pessoal lolol mas eles vao-te mandar dar uma volta tal como fazem qd dizemos que o conteúdo da questao foge do ambito dos conhecimentos que um médico generalista deve possuir ..

pedrolopes
Admin

Mensagens : 122
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  cris Sáb Nov 20, 2010 4:23 pm

quem não arrisca, não petisca...

E o júri de revisão do ano passado também criticou a falta de clareza de algumas perguntas feitas... "Excesso de magnésio" não e um termo claro, se queriam ser cientificamente correctos deveriam ter usado hipermagnesemia. Acho que deveríamos todos tentar, e ver se dava alguma coisa... só se tentarmos é que sabemos o que acontece. Até porque não é o júri todo que vê as perguntas todas, e o elemento do júri que revir esta pergunta até pode ser mais fofinho e tal Smile.

cris
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  pedrolopes Sáb Nov 20, 2010 4:25 pm

Então o que sugeres? E em que moldes farias a sustentação da tua reclamação?
Se for válida, coerente e bem sustentada com citações do harrison, manda-se pq n se perde nada.. Wink

pedrolopes
Admin

Mensagens : 122
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  cris Sáb Nov 20, 2010 4:34 pm

sugiro o que disse:

A expressão "excesso de magnésio" é uma expressão dúbia que poderá levar a 2 interpretações igualmente válidas - uma prende-se com a "hipermagnesemia" e outra com "excesso de magnésio administrado". Enquanto que a primeira não colocaria dúvidas na resposta a esta questão (LOL, pois), a segunda interpretação poderia levar a que analisássemos os excessos colaterais da administração excessiva de magnésio. Tal como o adenoma viloso, o excesso de administração de magnésio leva a perdas de líquido pelo trato GI inferior, o que, inicialmente levaria a uma acidose metabólica. Restringindo o raciocínio até este momento, poderíamos ter 2 respostas correctas. No entanto, devido a depleção de volume, ambos podem também numa fase posterior do processo levar a uma alcalose metabólica. Assim, nenhuma resposta poderia ser considerada correcta.


Se realmente quisessem restringir a questão ao excesso de magnésio no sangue, o mesmo deveria estar explícito no enunciado, com a utilização do termo "excesso de magnésio no sangue" ou "hipermagnesemia". Tendo em conta a falta de clareza do enunciado, esta deveria ser anulada.

Algo deste género. Agora as citações só vou procurar quando tiver acesso ao harrison, que agora não o tenho comigo! e no regulamento do exame acho que também diz algo sobre o enunciado dever ser claro e etc.

cris
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  joaoluis17 Sáb Nov 20, 2010 4:50 pm

cris escreveu:sugiro o que disse:

A expressão "excesso de magnésio" é uma expressão dúbia que poderá levar a 2 interpretações igualmente válidas - uma prende-se com a "hipermagnesemia" e outra com "excesso de magnésio administrado". Enquanto que a primeira não colocaria dúvidas na resposta a esta questão (LOL, pois), a segunda interpretação poderia levar a que analisássemos os excessos colaterais da administração excessiva de magnésio. Tal como o adenoma viloso, o excesso de administração de magnésio leva a perdas de líquido pelo trato GI inferior, o que, inicialmente levaria a uma acidose metabólica. Restringindo o raciocínio até este momento, poderíamos ter 2 respostas correctas. No entanto, devido a depleção de volume, ambos podem também numa fase posterior do processo levar a uma alcalose metabólica. Assim, nenhuma resposta poderia ser considerada correcta.


Se realmente quisessem restringir a questão ao excesso de magnésio no sangue, o mesmo deveria estar explícito no enunciado, com a utilização do termo "excesso de magnésio no sangue" ou "hipermagnesemia". Tendo em conta a falta de clareza do enunciado, esta deveria ser anulada.

Algo deste género. Agora as citações só vou procurar quando tiver acesso ao harrison, que agora não o tenho comigo! e no regulamento do exame acho que também diz algo sobre o enunciado dever ser claro e etc.


era bem visto mas na lista 48.6 fala de "Mg2+ deficiency" e o contrario disso 'e... pois, bolas!

joaoluis17

Mensagens : 4
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  cris Sáb Nov 20, 2010 4:54 pm

mas tu não estás a perceber então a contestação... Ora deplecção de Magnésio não deixa margens para dúvidas que é depleção no sangue... Eles esqueceram-se foi que o contrário não é verdade! Excesso de magnésio não nos leva imediatamente a pensar que é no sangue.

Número 2: lá por uma coisa ter um efeito, não quer dizer que o contrário tenha o efeito oposto. Por exemplo, a hiperglicemia. No harrison tem mecanismos a explicar porque é que causa hipocalemia e outros mecanismos a dizer porque é que causa hipercalémia. Mesma coisa para o manitol e hiper e hiponatrémia. Portanto, o teu argumento não invalida o meu.

cris
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  joaoluis17 Sáb Nov 20, 2010 5:02 pm

eu percebo perfeitamente o teu ponto de vista, so me parece que este 'e um "long shot" que nao deve funcionar...mas de qq maneira e ja que vou ter de mandar a carta, posso mandar mais uma reclamacao! Smile

joaoluis17

Mensagens : 4
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  cris Sáb Nov 20, 2010 5:04 pm

lol, eu sei que não vai funcionar, a não ser que o júri esteja muito muito bem disposto nesse dia Very Happy mas acho que fomos tantos a errar esta que temos de ver se arranjamos alguma maneira de a contestar, e esta parece-me a única que tem alguma (embora ínfima) hipótese!

cris
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty adenoma viloso

Mensagem  RSG Sáb Nov 20, 2010 5:05 pm

Eu acho que deveriamos tentar reclamar. Não custa nada e como há dúvidas sobre isso não custa nada tentar.

RSG
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  AldaraB Sáb Nov 20, 2010 5:06 pm

No exame também fiz exactamente o mesmo raciocinio já apresentado (adenoma viloso---> diarreia --> acidose) penso que poderá ser contestado!

AldaraB
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  pedrolopes Sáb Nov 20, 2010 5:10 pm

Podem tentar justificar sob a hipótese da cris e mesmo assim é um "long-shot" como foi dito pelo joaoluis17.
Agora argumentarem a favor da reconsideração da hipótese do adenoma viloso é puro desperdício de tempo. Ele pode causar alcalose metabólica e portanto por mais raciocinios que tenham feito no exame (e no qual me incluo lol), a verdade é q ele causa alcalose metabólica e portante não é falsa, ponto final!

pedrolopes
Admin

Mensagens : 122
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Alcalose Metabólica

Mensagem  Nuno MS Dom Nov 21, 2010 10:10 am

Também fui vítima desse mal que nos assola: o RACIOCÍNIO! =) Errei e não vejo forma de derrotar o Harrison...

Nuno MS

Mensagens : 19
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty yep a culpa foi do raciocínio

Mensagem  budaf21 Dom Nov 21, 2010 10:30 am

Também errei essa, mas não vejo motivos para reclamar.
Basicamente concordo com o que já foi dito pelo pedro lopes.

budaf21
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Alcalose

Mensagem  Lazevedo Dom Nov 21, 2010 12:55 pm

Eu vo por este caminho:

A expressão "excesso de magnésio" é uma expressão dúbia que poderá levar a 2 interpretações igualmente válidas - uma prende-se com a "hipermagnesemia" e outra com "excesso de magnésio administrado". Enquanto que a primeira não colocaria dúvidas na resposta a esta questão (LOL, pois), a segunda interpretação poderia levar a que analisássemos os excessos colaterais da administração excessiva de magnésio. Tal como o adenoma viloso, o excesso de administração de magnésio leva a perdas de líquido pelo trato GI inferior, o que, inicialmente levaria a uma acidose metabólica. Restringindo o raciocínio até este momento, poderíamos ter 2 respostas correctas. No entanto, devido a depleção de volume, ambos podem também numa fase posterior do processo levar a uma alcalose metabólica. Assim, nenhuma resposta poderia ser considerada correcta.


Se realmente quisessem restringir a questão ao excesso de magnésio no sangue, o mesmo deveria estar explícito no enunciado, com a utilização do termo "excesso de magnésio no sangue" ou "hipermagnesemia". Tendo em conta a falta de clareza do enunciado, esta deveria ser anulada.


Lazevedo
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  pns2010 Seg Nov 22, 2010 7:42 am

Eu concordo que o caminho a seguir é anular o "excesso de magnésio" e consequentemente a questão.
Não há clareza se é hipermagnesémia ou se é excesso de magnésio oral. esta última poderia causar diarreia osmótica (cap.40, pagina 250, 2ª coluna: "A ingestão de antiácidos contendo magnésio, suplementos vitamínicos ou laxativos pode induzir diarréia osmótica...")

E tem de haver rigor nas questões colocadas!

pns2010

Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  cris Seg Nov 22, 2010 12:31 pm

se esta passar pagam-me todos um copo lol Razz

cris
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Alcalose

Mensagem  MS Seg Nov 22, 2010 3:29 pm

Concordo com a Cris, temos material para reclamar!!!

MS
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Hipermagnesémia

Mensagem  SS Seg Nov 22, 2010 4:41 pm

Pessoal, bem sei que a bibliografia recomendada é a blá blá blá... Mas a verdade é que o excesso de magnésio (ou como deveria ser correcto, hipermagnesémia) pode dar vómitos (------> alcalose).... O problema é que o nosso amigo Harrison (que eu saiba) não tem um capitulo sobre hipermagnesémia.. Mas isto dos vómitos é mesmo verdade, seja por administração de magnésio seja por outras causas de hipermagnesémia. Procurem artigos e enviem-lhos, dizendo que não podem encontrar essa afirmação no Harrison porque não existe, mas que o nosso conhecimento como médicos internos tem de ir além do Harrison.

Vejam aqui, por exemplo, mas encontrem outro artigo para enviar, quantos mais artigos a dizer a mesma coisa, melhor!



SS
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  SS Seg Nov 22, 2010 4:42 pm

Hypermagnesemia

Author: Tibor Fulop, MD, Assistant Professor, Department of Internal Medicine, Division of Nephrology, University of Mississippi Medical Center
Coauthor(s): Mahendra Agraharkar, MD, MBBS, FACP, President, Space City Associates of Nephrology; Medical Director, Chronic Home Dialysis Unit, DaVita Reliant Dialysis Center and DaVita South Shore Dialysis Center; Biruh T Workeneh, MD, Fellow in Nephrology, Stanford University School of Medicine; Mark T Fahlen, MD, Inc

SS
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  pedrolopes Seg Nov 22, 2010 5:16 pm

Eles com isso mandam-te abaixo de braga Razz

pedrolopes
Admin

Mensagens : 122
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  SS Ter Nov 23, 2010 12:51 am

Chapter 346. Bone and Mineral Metabolism in Health and Disease > Página 2373
“The most prominent clinical manifestations of hypermagnesemia are vasodilation and neuromuscular blockade, which may appear at serum magnesium concentrations >2 mmol/L (>4 meq/L; >4.8 mg/dL). Hypotension, refractory to vasopressors or volume expansion, may be an early sign. Nausea, lethargy, and weakness may progress to respiratory failure, paralysis, and coma, with hypoactive tendon reflexes, at serum magnesium levels >4 mmol/L. Other findings may include gastrointestinal hypomotility or ileus; facial flushing; pupillary dilation; paradoxical bradycardia; prolongation of PR, QRS, and QT intervals; heart block; and, at serum magnesium levels approaching 10 mmol/L, asystole.
Hypermagnesemia, acting via the CaSR, causes hypocalcemia and hypercalciuria due to both parathyroid suppression and impaired cTAL calcium reabsorption.”

É o melhor que se pode arranjar, baseado apenas no harrison.

SS
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  CM Ter Nov 23, 2010 11:11 am

PNS2010,
então,mas se dá diarreia osmótica, causa perda de bicarbonato e, consequentemente, acidose metabólica, não?

SS, "ileus" é o contrario de diarreia...e podem argumentar também que "nausea" não é o mesmo que vómitos!

lamento, estar a contrariar isto, mas...


CM
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  CM Ter Nov 23, 2010 11:12 am

PNS2010, esquece!!! é isso mesmo que queremos provar!!!
temos é de pegar por onde tu disseste!

CM
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty SS

Mensagem  Lazevedo Ter Nov 23, 2010 12:49 pm

SS se dá vómitos dá alcalose...
Não é por aí que queremos ir!!!

Vamos fazer bem as coisas

Lazevedo
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty PNS2010'

Mensagem  Lazevedo Ter Nov 23, 2010 12:53 pm

PNS 2010:

É isso mesmo: Anexar fotocópia do Harry com o texto em causa, em inglês, e siga...

Lazevedo
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  PatríciaF Ter Nov 23, 2010 1:10 pm

agora fiquei sem perceber em que ficamos nesta contestação... tenta-se ir por dizer que excesso de magnesio é diferente de hipermagnesemia e que os efeitos secundarios de a administraçao em excesso do magnesio é a diarreia osmotica.. é por ai ne? portanto.. diarreia.. deplecção de volume e portanto alcalose.. assim sendo o excesso de magnesio pode contribuir para alcalose.. e como tal, anulaçao!

é isto nao é? resumidamente...

PatríciaF

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  mgomes Ter Nov 23, 2010 1:34 pm

Pessoal, capítulo 278:

Na parte do tratamento das síndromes de Bartter e Gitelman, pág 1802, coluna 2:

"In Gitelman's syndrome, magnesium repletion is essential to correct the hypokalemia and control muscle weakness, tetany, and metabolic alkalosis; however, it may prove difficult in patients wasting large amounts of magnesium."

Será que podemos utilizar isto? Ou este controlo da alcalose metabólica será devido à correcção da hipocalémia?

mgomes

Mensagens : 58
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  pcs Qua Nov 24, 2010 7:53 am

isso não podes mesmo usar, porque diz que se usa o magnésio para CORRIGIR a alcalose metabólica, logo, no way.

pcs
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  mgomes Qua Nov 24, 2010 7:55 am

pcs escreveu:isso não podes mesmo usar, porque diz que se usa o magnésio para CORRIGIR a alcalose metabólica, logo, no way.

Pois! Então se usas magnésio para CORRIGIR alcalose metabólica, o magnésio pode ser uma CAUSA de alcalose metabólica?? Rolling Eyes

mgomes

Mensagens : 58
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  pcs Qua Nov 24, 2010 8:00 am

isso seria o mesmo que dizer que usas cálcio para corrigir uma hipercalcemia...

pcs
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO: Empty Re: São todas causas de alcalose metabólica EXCEPTO:

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos