PROVA NACIONAL DE SERIAÇÃO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mortalidade na Insuficiencia cardiaca

+4
svaranda
caricas
filipadematos
pedrolopes
8 participantes

Ir para baixo

Mortalidade na Insuficiencia cardiaca Empty Mortalidade na Insuficiencia cardiaca

Mensagem  Samuel Sex Nov 19, 2010 3:17 pm

Bem em relação à pergunta que refere " a mortalidade na insuficiencia cardiaca no 1º ano é de 30-40% e chega aos 60-70% aos 5 anos" não tenho nada a dizer porque é verdade a questão prende-se mais pela alinea subjacente que refere "um ECG normal excluir disfunção sistólica". Ok isto der por onde der não pode ser falso. Que eu saiba até hoje o ECG não exclui patologias estruturais do coração mas apenas eléctricas...

Por mim digo-vos que tinha a certeza das percetagens mas que acabei por pôr a do ECG porque simplesmente não há como isto ser incorrecto...

Samuel
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade na Insuficiencia cardiaca Empty Re: Mortalidade na Insuficiencia cardiaca

Mensagem  rfs Sex Nov 19, 2010 3:20 pm

essa frase está textual... eu por acaso achei-a tão bizarra que fiz um post-it com ela e colei logo no início do livro... possivelmente dá para contestar, mas que está nesse capítulo está.

rfs
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade na Insuficiencia cardiaca Empty Re: Mortalidade na Insuficiencia cardiaca

Mensagem  jorge l Sex Nov 19, 2010 3:45 pm

e faz bastante sentido que o ecg exclúa insuficiencia cardíaca com diminuição da fracção de ejecção... e diz textualmente 2 vezes no livro.

jorge l
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade na Insuficiencia cardiaca Empty Re: Mortalidade na Insuficiencia cardiaca

Mensagem  hm Sex Nov 19, 2010 3:50 pm

lá por dizer no livro não quer dizer que faça bastante sentido jorge l... se achas que faz sentido poderias então explicar o teu raciocínio? é que se se pode medir a fracção de ejecção com um ecg anda-me a passar qualquer coisa ao lado.

hm
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade na Insuficiencia cardiaca Empty ECG

Mensagem  Maria Sex Nov 19, 2010 3:52 pm

Boas...realmente no livro diz, mas falta uma palavra importante que é o "virtualmente".....

Maria
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade na Insuficiencia cardiaca Empty Re: Mortalidade na Insuficiencia cardiaca

Mensagem  Catarina Sex Nov 19, 2010 3:55 pm

Apesar de ter visto a frase no livro no exame achei q nao fazia sentido nenhum tirar uma conclusao com o ECG que so se pode tirar com o eco...enfim

Catarina
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade na Insuficiencia cardiaca Empty Re: Mortalidade na Insuficiencia cardiaca

Mensagem  Inês R. Sex Nov 19, 2010 4:04 pm

O livro diz "virtually", o que quer dizer que não é definitivo, apesar de ser quase. Também me parece perfeitamente contestável...

Inês R.
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade na Insuficiencia cardiaca Empty Re: Mortalidade na Insuficiencia cardiaca

Mensagem  pedrolopes Sex Nov 19, 2010 4:22 pm

Virtualmente = possivelmente, provavelmente

Ou seja, é muito provável que um ECG normal consiga excluir uma disf sitolica MAS ISTO É DIFERENTE de dizer que exclui a disfunção sistólica

Portanto parece-me razoável dizer que um ECG normal NÃO exclui disf sistólica do VE, portanto seria VERDADEIRA.

De facto só exames funcionais tipo ECocard ou cintigrafia c/ radionuclideos ou RMN cardíaca podem fazer essa exclusão de uma forma segura!!

pedrolopes
Admin

Mensagens : 122
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade na Insuficiencia cardiaca Empty ECG

Mensagem  Maria Sex Nov 19, 2010 4:34 pm

acho que esta pode muito bem ser aceite.... alguem me pode explicar como fazer a reclamação....? Quantos mais reclamarmos melhor..... não é?

Maria
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade na Insuficiencia cardiaca Empty Re: Mortalidade na Insuficiencia cardiaca

Mensagem  pedrolopes Sex Nov 19, 2010 4:39 pm

Para fazer as reclamações logo que se saiba alguma coisa eu coloco no blog.
Além do mais o site da ACSS tá meio crashado, mas em breve eles devem colocar os formulários próprios para reclamação. Se for à semelhança dos outros anos, cada reclamação deve ser feita num formulário individual. Por exemplo 10 reclamações = 10 formulários lol



pedrolopes
Admin

Mensagens : 122
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade na Insuficiencia cardiaca Empty Re: Mortalidade na Insuficiencia cardiaca

Mensagem  filipadematos Sex Nov 19, 2010 4:40 pm

Sim, qtos mais melhor.Eu tb vou reclamar!!Acho k há um modelo para as reclamações, na página da ACSS, mas como ag está meio indisponível, é esperar.....

filipadematos

Mensagens : 9
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade na Insuficiencia cardiaca Empty Re: Mortalidade na Insuficiencia cardiaca

Mensagem  danijuni Sex Nov 19, 2010 6:36 pm

Concordo perfeitamente! Qual é o limite da FE para se considerar disfunção FE?? 50?60%? é impossível um ECG normal excluir disfunções sistólicas que não sejam graves!!!!!!!!!!e nem assim acredito!!!

danijuni
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade na Insuficiencia cardiaca Empty Re: Mortalidade na Insuficiencia cardiaca

Mensagem  caricas Sex Nov 19, 2010 6:48 pm

eu marquei essa logo...
nem me dei o trabalho de ler asoutras alineas... Lol
Duvido que essa não seja aceite...

caricas

Mensagens : 19
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade na Insuficiencia cardiaca Empty Re: Mortalidade na Insuficiencia cardiaca

Mensagem  SaraSE Sáb Nov 20, 2010 5:04 am

Concordo plenamente...também exclui essa opção do ECG e acho que devemos mesmo reclamar...afinal de contas virtualmente não corresponde a definitivamente...

SaraSE
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade na Insuficiencia cardiaca Empty ECG

Mensagem  Ines Sáb Nov 20, 2010 5:16 am

Tambem vou contestar essa do ECG e disfunçao sistólica! qts mais melhor!

Ines
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade na Insuficiencia cardiaca Empty A propósito da insuficiência cardíaca, assinale a opção verdadeira

Mensagem  svaranda Sáb Nov 20, 2010 6:09 am

Também foi uma das perguntas em que eu fiquei entre duas alíneas até ao fim e acabei por marcar como verdadeira a do ECG. Concordo que devemos contestar!

svaranda

Mensagens : 3
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade na Insuficiencia cardiaca Empty A propósito da insuficiência cardíaca, assinale a opção verdadeira

Mensagem  svaranda Sáb Nov 20, 2010 6:12 am

Também concordo que devemos contestar. Temos é de escrever bem os argumentos.

svaranda

Mensagens : 3
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade na Insuficiencia cardiaca Empty Re: Mortalidade na Insuficiencia cardiaca

Mensagem  Diogo Sáb Nov 20, 2010 8:00 am

Completamente de acordo! A palavra "virtualmente" justifica a contestação

Diogo
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade na Insuficiencia cardiaca Empty ECG

Mensagem  Lili Sáb Nov 20, 2010 8:20 am

Tb vou reclamar esta questão, o ecg normal não exclui patologia alguma, quanto mt pode ser sugerir...

Esta eles teem de considerar...

Lili
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade na Insuficiencia cardiaca Empty Re: Mortalidade na Insuficiencia cardiaca

Mensagem  Praia Sáb Nov 20, 2010 8:38 am

Concordo, mas a pedra de toque, o fulcro da argumentação deve de ser o vocábulo "virtuallly/ virtualmente" e não apenas a lógica da afirmação, pois a bibliografia é o Harrison e por aí parte-se do princípio de que o que é lá afirmado é verdadeiro.

Praia

Mensagens : 23
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade na Insuficiencia cardiaca Empty Re: Mortalidade na Insuficiencia cardiaca

Mensagem  mgomes Sáb Nov 20, 2010 8:54 am

Concordo com a reclamação desta pergunta.
Mas não sei se o "virtualmente" nos vai chegar para a argumentação. Devíamos procurar também frases que digam o que aqui já foi dito, que o ECG é um exame mais apropriado para distúrbios do ritmo, eléctricos, hipertrofia... e não para avaliar a função sistólica!

mgomes

Mensagens : 58
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade na Insuficiencia cardiaca Empty Re: Mortalidade na Insuficiencia cardiaca

Mensagem  Catarina Sáb Nov 20, 2010 10:00 am

Também vou contestar essa. Apesar de dizer no livro que um ECG normal virtualmente exclui disfunção sistólica do ventrículo esquerdo, não me parece que se possa considerar falsa a afirmação do exame. Até porque na prática clínica já vi excepções. Um ECG normal pode tornar pouco provável existir disfunção sistólica do VE, mas do meu ponto de vista, não exclui. Só os exames como o ecocardiograma o fariam.

Catarina
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade na Insuficiencia cardiaca Empty Re: Mortalidade na Insuficiencia cardiaca

Mensagem  MJB Sáb Nov 20, 2010 11:25 am

Eu também, se o pode, possivelemente, etc servem para nos lixar em outras questões a acss de veria aceitar o virtualmente.

MJB
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade na Insuficiencia cardiaca Empty ECG

Mensagem  Maria Sáb Nov 20, 2010 12:31 pm

TB vou contestar essa.....

Maria
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade na Insuficiencia cardiaca Empty Re: Mortalidade na Insuficiencia cardiaca

Mensagem  Sofia Sáb Nov 20, 2010 12:49 pm

Também vou contestar!!!

Sofia
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade na Insuficiencia cardiaca Empty Re: Mortalidade na Insuficiencia cardiaca

Mensagem  kiti Sáb Nov 20, 2010 1:08 pm

Em todo o livro a palavra " virtualemente" é utilizada- tal com aliás vem no dicionário- como " conceptual", "idealemente" - Isso significa que perante um doente com ECG normal não podemos excluir disfunção sistólica. Esta tem de ser contestada!

kiti
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade na Insuficiencia cardiaca Empty Re: Mortalidade na Insuficiencia cardiaca

Mensagem  Stefan Sáb Nov 20, 2010 2:11 pm

Adicionando ao que já foi dito, na página 1380:
"Embora o ECG deva ser realizado nos pacientes com suspeita ou diagnóstico de cardiopatia, com excepção da identificação de arritmias, de hipertrofia ventricular e de infarto agudo do miocárdio, esse exame raramente permite o estabelecimento de um diagnóstico específico".

Relembro que as justificações para as reclamações deverão ser feitas segundo a versão inglesa.
Para melhor organização, seria melhor cada tópico ter como título a totalidade da pergunta a que se refere.

Stefan

Mensagens : 6
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade na Insuficiencia cardiaca Empty Também concordo!

Mensagem  Marco R Sáb Nov 20, 2010 3:09 pm

Definitivamente a opção 4 também é Verdadeira

Marco R
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade na Insuficiencia cardiaca Empty ECG

Mensagem  Cátia Sáb Nov 20, 2010 3:32 pm

Completamente de acordo. É contestar! Very Happy

Cátia

Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade na Insuficiencia cardiaca Empty Virtualmente

Mensagem  Lazevedo Sáb Nov 20, 2010 4:30 pm

Caros...

De facto no livro diz "Um ECG normal, virtualmente, exclui dsfunção sistólica".
Se é Virtualmente não é asolutamente logo a Afirmação: "Um Electrocardiograma Normal não exclui disfunção sistólica d ventrículo esquerdo" é VERDADEIRA.

Virtual - "potecial e não absoluto".

Logo se o ECG exclui virtualmente, não exclui em absoluto, u seja, não exclui já que a exclusão implica probabilidade nula de existência.

Lazevedo
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade na Insuficiencia cardiaca Empty Re: Mortalidade na Insuficiencia cardiaca

Mensagem  pedrolopes Sáb Nov 20, 2010 4:43 pm

Pronto já muitos estamos de acordo que de facto é pra contestar.

Vou bloquear o tópico, dado que temos argumentos suficientes pra a reclamação desta questão.

pedrolopes
Admin

Mensagens : 122
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade na Insuficiencia cardiaca Empty Re: Mortalidade na Insuficiencia cardiaca

Mensagem  pedrolopes Seg Nov 22, 2010 4:50 pm

De sara.camara Para pedrolopes, Hoje à(s) 11:46 pm
Além do argumento sobre a interpretação de "virtually", e do ECG raramente fazer diagnósticos específicos, considero o seguinte parágrafo o de maior relevo na justificação da alínea 5 como verdadeira. (o parágrafo ainda não foi referido/abordado neste tópico)

Cap221, pag 1392 (coluna da esq)
"ECG evidence for left ventricular hypertrophy is a major noninvasive marker of increased risk of cardiovascular morbidity and mortality, including sudden cardiac death. However, because of false positive and false negative diagnoses, the ECG is of limited utility in diagnosing atrial or ventricular enlargement. More definitive information is provided by echocardiography."


Última edição por pedrolopes em Seg Nov 22, 2010 4:51 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Novo argumento nesta questão cujo tópico já se encontrava bloqueado)

pedrolopes
Admin

Mensagens : 122
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mortalidade na Insuficiencia cardiaca Empty Re: Mortalidade na Insuficiencia cardiaca

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos