PROVA NACIONAL DE SERIAÇÃO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pergunta 89 do exame C3 (versão amarela) - SMD

2 participantes

Ir para baixo

Pergunta 89 do exame C3 (versão amarela) - SMD Empty Pergunta 89 do exame C3 (versão amarela) - SMD

Mensagem  MRPC Seg Nov 22, 2010 7:03 pm

A propósito da questão nº 89 do exame C3 (versão amarela):

Acerca das síndromes mielodisplásicas (SMD), indique a afirmação FALSA:
1. Há diminuição da apoptose nas células medulares.
2. Na anemia refractária com excesso de blastos tipo 2 (AREB-2) observam-se entre 10% e 19% de blastos na medula óssea.
3. São factores de prognóstico, de acordo com o índice de prognóstico internacional (IPS) a percentagem de blastos medulares, o cariótipo e o número de citopenias.
4. O transplante de medula óssea é a única terapêutica potencialmente curativa.
5. Algumas infecções virais agudas podem cursar com displasia medular, sendo um diagnóstico diferencial.

A resposta considerada como FALSA na chave provisória é a 1 (negrito). No entanto, atendendo à alínea 3 (sublinhado), podemos constatar que o índice designado na pergunta como “índice de prognóstico internacional” é na realidade o índice que se aplica aos pacientes com Linfoma não-Hodgkin (IPI, International Prognostic Index). O índice de prognóstico das SMD é na realidade o “Sistema Internacional de Pontuação para o Prognóstico (SIPP)”.

• Volume I, Part 6, Chapter 102 “Aplastic Anemia, Myelodysplasia and related Bone Marrow Failure Syndromes” página 670, tabela 102-6:
“INTERNATIONAL PROGNOSTIC SCORING SYSTEM”
• Volume I, Part 6, Chapter 105 “Malignancies of Lymphoid Cells” página 692, tabela 105-9:
“INTERNATIONAL PROGNOSTIC INDEX”

Dado que o Índice de Prognóstico Internacional não se aplica às SMD, a alínea 3 do exame C3 (versão amarela) deve ser considerada FALSA.

MRPC

Mensagens : 11
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 89 do exame C3 (versão amarela) - SMD Empty Re: Pergunta 89 do exame C3 (versão amarela) - SMD

Mensagem  Sam Ter Nov 23, 2010 4:31 am

Não sei se isto pega porque é bem evidente que a pergunta se refere ao score do SMD e não ao dos linfomas...

Sam
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 89 do exame C3 (versão amarela) - SMD Empty Acho que podem e devem aceitar

Mensagem  MRPC Ter Nov 23, 2010 7:45 am

Não me parece assim tão descabido. Num exame como este a atenção ao pormenor é vital e basta uma parte da frase estar errada para td a frase não fazer sentido. Não me parece que IPI seja a mesma coisa que SSIP, não se pode fazer uma línea com este descuido porque naturalmente levará a enganos e confusões. Se nós temos de saber que a mutação é no cromossoma 17 então também eles têm que fazer as perguntas com o mesmo rigor.

MRPC

Mensagens : 11
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 89 do exame C3 (versão amarela) - SMD Empty Re: Pergunta 89 do exame C3 (versão amarela) - SMD

Mensagem  Sam Ter Nov 23, 2010 1:15 pm

Sim mas se tens no titulo a dizer "acerca dos sindromes mielodisplasicos" acho muito dificil eles aceitarem o teu tipo de reclamação mas força.

Sam
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 89 do exame C3 (versão amarela) - SMD Empty Re: Pergunta 89 do exame C3 (versão amarela) - SMD

Mensagem  caricas Qua Nov 24, 2010 12:02 pm

Fogo...
Tem toda a logica a reclamação...
Então isto foi misturar alhos com bugalhos...
Tambem reclamei essa

caricas

Mensagens : 19
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 89 do exame C3 (versão amarela) - SMD Empty Re: Pergunta 89 do exame C3 (versão amarela) - SMD

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos