PROVA NACIONAL DE SERIAÇÃO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa

+2
cbrites
pedrolopes
6 participantes

Ir para baixo

A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa Empty A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa

Mensagem  Sofia M Sex Nov 19, 2010 4:43 pm

Os doentes com a variante bradi-taqui da doença do nódulo sinusal têm um risco de tromboembolismo similar ao dos doentes em fibrilação auricular

Apesar de ser um bocado forçado, reclamar sob este pretexto, a verdade é que, textualmente, o Harrison diz, NÃO que o risco é similar mas SIM que, à semelhança do que acontece com a FA, também na SSS variante taqui-bradi o risco de tromboembolia existe. Têm ambos riscos de tromboembolismo, mas os riscos não são comparados. A frase do capítulo de bradicardias (225) é a seguinte: "Patients with the tachycardia-bradycardia variant of SSS, similar to patients with atrial fibrillation, are at risk for thromboembolism, and those at greatest risk, including patients 65 years, or patients with a prior history of stroke, valvular heart disease, left ventricular dysfunction, or atrial enlargement, should be treated with anticoagulants. "

Portanto, eventualmente, esta afirmação também poderá ser considerada falsa.

Sofia M
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa Empty Re: A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa

Mensagem  Catarina Sex Nov 19, 2010 4:48 pm

Concrodo contigo, apesar de não dizer que o risco é semelhante mas acho que nao se perderia nada em contestar, certo?

Catarina
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa Empty Taqui-bradi

Mensagem  Maria Sex Nov 19, 2010 4:53 pm

concordo....tem é de ser bem argumentado...mas se pensamos igual deve ter alguma lógica

Maria
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa Empty Re: A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa

Mensagem  pedrolopes Sex Nov 19, 2010 4:56 pm

Bem Sofia, essa é fantástica. Olha q eu olhei pro livro e nem sequer reparei nesse pormenor lolol

Mas tá mto bem visto!! Risco semelhante (ex. 50% num e noutro - valores fictícios), é muitttttoooo diferente de a sind bradi-taqui ter um risco por exemplo de 10% e a FA um risco por exemplo de 50%.

Muito bem Wink Acho que não é tao puxado assim!

pedrolopes
Admin

Mensagens : 122
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa Empty Re: A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa

Mensagem  pedrolopes Sex Nov 19, 2010 4:57 pm

Se tivessemos os valores reais é que era bom pra argumentar mas nao sei se os encontramos no harry ...

pedrolopes
Admin

Mensagens : 122
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa Empty Re: A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa

Mensagem  danijuni Sex Nov 19, 2010 6:33 pm

E já agora, alguém já viu no livro a falar da tal doença AD da d. do nód sinusal q se conjuga com tSV ligada a mutaçoes nakele gene estúpido do cromossoma 17?

danijuni
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa Empty Re: A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa

Mensagem  rr Sex Nov 19, 2010 6:38 pm

Já..era no cromossoma 15...há pois é...

rr
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa Empty Cromossoma XXX 17

Mensagem  ICMHF Sex Nov 19, 2010 6:43 pm

Vi isso no livro e essa afirmação é falsa pq é 14 e não 17 (ou o inverso já não me lembro... é assim um pormenor completamente idiota.. basicamente era uma forma de nos induzir a escolher essa por exclusao, ou seja, ter de saber o conteúdo das outras 4 afirmações).

ICMHF
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa Empty Re: A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa

Mensagem  SaraSE Sáb Nov 20, 2010 5:07 am

Também acho que devemos reclamar essa do risco da FA ser similar...quando encontrarem mais dados, publiquem, para argumentarmos ver, a ver se vale Wink

SaraSE
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa Empty Risco de TE similar aos doentes em FA

Mensagem  cbrites Sáb Nov 20, 2010 6:29 am

No livro o que diz é

"Patients with the tachycardia-bradycardia variant of SSS, similar to patients with atrial fibrillation, are at risk for thromboembolism, and those at greatest risk, including patients >= 65 years, or patients with a prior history of stroke, valvular heart disease, left ventricular dysfunction, or atrial enlargement, should be treated with anticoagulants."

Portanto, é semelhante à FA e estão em risco de tromboembolismo, mas "terem um risco de tromboembolismo semelhante ao dos doentes em FA"... não sei se vai colar, parece-me rebuscado...


cbrites

Mensagens : 3
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa Empty Re: A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa

Mensagem  mgomes Sáb Nov 20, 2010 8:44 am

Eu concordo convosco.
O facto de ambos os grupos de doentes terem risco de TE, não quer dizer que o risco seja similar!

"Patients with the tachycardia-bradycardia variant of SSS, similar to patients with atrial fibrillation, are at risk for thromboembolism, and those at greatest risk, including patients >= 65 years, or patients with a prior history of stroke, valvular heart disease, left ventricular dysfunction, or atrial enlargement, should be treated with anticoagulants."

O que isto quer dizer é que os doentes com taqui-bradi, à semelhança dos pacientes com FA, estão em risco de TE.
Não quer dizer que os "doentes com taqui-bradi têm um risco de TE similar aos doentes com FA", como está no exame.

Não me parece nada rebuscado reclamar esta pergunta.

mgomes

Mensagens : 58
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa Empty Re: A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa

Mensagem  Praia Sáb Nov 20, 2010 8:46 am

É simples: na versão em inglês afirma-se inequivocamente que um grupo, tal como o outro está em risco, mas não que se encontram em igual risco. É como se dizer que um irmão de um indivíduo com cancro do cólon está em risco para o mesmo, tal como um indivíduo com Polipose Adenomatosa Familiar. Esta afirmação não indica absolutamente nada sobre valores de risco, se são superiores, inferiores ou iguais. Apenas que são factores de risco para uma determinada patologia.

Praia

Mensagens : 23
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa Empty Re: A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa

Mensagem  Joana Almeida Sáb Nov 20, 2010 11:59 am

Também me parece uma tentativa rebuscada, mas concordo e realmente também assinalei essa como falsa e não consigo ver no Harrison nada que indique o contrário. Vamos adiante com esta?

Joana Almeida

Mensagens : 11
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa Empty Re: A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa

Mensagem  mgomes Sáb Nov 20, 2010 12:09 pm

Joana, vamos Smile
Eu não acho rebuscado. Dizer que "os doentes com a doença A, à semelhança dos doentes com a doença B, têm risco de X" não é o mesmo que dizer que o risco de X na doença A é similar ao risco na doença B.

Por exemplo: "Os peões, à semelhança dos ciclistas, têm risco de serem atropelados". Isto não quer dizer que "O risco dos peões serem atropelados é similar ao dos ciclistas" Wink

mgomes

Mensagens : 58
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa Empty Re: A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa

Mensagem  pedrolopes Sáb Nov 20, 2010 12:11 pm

E se os peoes usarem colete reflector ainda é mais baixa Laughing Laughing Laughing Laughing

pedrolopes
Admin

Mensagens : 122
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa Empty Re: A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa

Mensagem  mgomes Sáb Nov 20, 2010 12:13 pm

pedrolopes escreveu:E se os peoes usarem colete reflector ainda é mais baixa Laughing Laughing Laughing Laughing

Exacto! Achas que podemos dizer isso ao juri? Very Happy

mgomes

Mensagens : 58
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa Empty Re: A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa

Mensagem  InesA Sáb Nov 20, 2010 1:26 pm

A mim não me parece nada rebuscada. Se o exame e as respostas aceites são feitas com base no que está textualmente escrito no livro, esta pergunta é claramente falsa, nada diz que têm riscos iguais! Eu pus esta falsa precisamente por acusa da palavra "similar", acho que devemos reclamar.

InesA

Mensagens : 2
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa Empty Bradcárdia Risco

Mensagem  Lazevedo Sáb Nov 20, 2010 3:42 pm

Caros.

É óbvio que a resposta 5 - versão C é falsa (a do cromossoma 17).
No entanto, na versão em Inglês diz:

"Patients with the tachycardia-bradycardia variant of SSS, similar to patients with atrial fibrillation, are at risk for thromboembolism, and those at greatest risk, including patients >= 65 years, or patients with a prior history of stroke, valvular heart disease, left ventricular dysfunction, or atrial enlargement, should be treated with anticoagulants."

Ou seja, os doentes com variante bradi-taqui, tal como os doentes em fibrilhação auriclar têm risco de tromboemblismo mas considerar que esse risco é similar é ERRADO. Trata-se de uma extrapolação que não pode ser feita.

Assim, existem duas alíneas incorrectas: A da bradi-taqui e a do cromossoma.

Lazevedo
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa Empty Re: A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa

Mensagem  AldaraB Sáb Nov 20, 2010 5:20 pm

Concordo em pleno com uma contestação - afinal de contas não há nenhuma indicação textual de que os riscos sejam iguais,mas sim que existem em ambos! Concordo.

AldaraB
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa Empty Re: A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa

Mensagem  pedrolopes Sáb Nov 20, 2010 5:36 pm

Dado existir já suficiente informaçao p/ uma argumentação sólida, bloqueio este tópico.

pedrolopes
Admin

Mensagens : 122
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa Empty Re: A propósito da bradicardia, assinale a opção falsa

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos