PROVA NACIONAL DE SERIAÇÃO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Em relação às discrasias hemorrágicas, tto da hemofilia.

2 participantes

Ir para baixo

Em relação às discrasias hemorrágicas, tto da hemofilia. Empty Em relação às discrasias hemorrágicas, tto da hemofilia.

Mensagem  sara.cam Sáb Nov 20, 2010 6:46 am

Penso que a alinea referente à principal complicação do tratamento da hemofilia ser a formção de inibidores, pode ser considerada falsa pelo seguinte:

Na pág 727, coluna da direita (versão original), pode ler-se “HCV infection is the major cause of morbidity and the second leading cause of death in hemophilia patients exposed to older clotting concentrates”. Embora na mesma coluna também se leia “The formation of alloantibodies to FVIII or factor IX is currently the major complication of hemophilia treatment”, considero que:
- o candidato não deve ser avaliado no julgamento que faz do adjectivo “principal” uma vez que a alínea em questão não se refere em particular ao tratamento actual, sofrendo portanto de descontextualização. O que é suposto entender por principal complicação? (aquela para a qual não há tratameto? a que acarrecta maior comorbilidade? aquela com maior incidência actual..? ..? )

Smile

sara.cam
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Em relação às discrasias hemorrágicas, tto da hemofilia. Empty Re: Em relação às discrasias hemorrágicas, tto da hemofilia.

Mensagem  mgomes Sáb Nov 20, 2010 7:00 am

Penso que devido ao facto de estar no harrison exactamente como eles colocaram na pergunta "a produção de aloanticorpos contra o FVIII ou o FIX é a complicação principal do tratamento da hemofilia", eles não vão aceitar essa como errada...

mgomes

Mensagens : 58
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Em relação às discrasias hemorrágicas, tto da hemofilia. Empty A principal complicação sao as infecções!!

Mensagem  AnaR Sáb Nov 20, 2010 3:09 pm

Em todo o longo parágrafo é-nos sempre dado a entender que a principal complicação do tratamento dos hemofílicos são as infecções. Aliás, o tratamento que é feito em relação aos inibidores dos factores VIII e IX tem 60% de sucesso... é longo (1 ano) mas tem tratamento e, sobretudo, existe!!

AnaR
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Em relação às discrasias hemorrágicas, tto da hemofilia. Empty Hemofilia---A PRINCIPAL COMPLICAÇÃO DO TRATAMENTO É O HIV E O HCV!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mensagem  Sílvia Sáb Nov 20, 2010 5:46 pm

Fiquei completamente ofendida pela falta de cultura em língua portuguesa que essas pessoas que fizeram o exame demonstraram...É RIDICULO!!!!
Por acaso, eu tinha estudado bem a parte das hemofilias e por causa do erro de transcrição que fizeram na alinea "É a principal complicação relacionada com o tratamento da hemofilia"...faltou " Hoje em dia,é a principal complicação relacionada com o tratamento da hemofilia"!!!
Por causa desse erra flagrante, eu fui induzida em erro porque pensei que no geral, a principal complicação do tratamento na hemofilia são as infecções por HIV/HCV..já hoje em dia, a principal coplicação, são a formação de inibidores!!!!!

Sílvia
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Em relação às discrasias hemorrágicas, tto da hemofilia. Empty A propósito da ocorrência de inibidores

Mensagem  pp Dom Nov 21, 2010 6:32 am

"O teste de mistura com plasma normal confirma a presença de inibidor"
Esta também se poderá considerar falsa, no Harry diz "O exame necessário para confirmar a presença de inibidor é um TTPa misturado com plasma normal"

pp
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Em relação às discrasias hemorrágicas, tto da hemofilia. Empty Frase ambígua

Mensagem  Liliana Dom Nov 21, 2010 7:17 am

Concordo contigo!
A opção que diz “O teste de mistura com plasma normal confirma a presença de inibidor” é ambígua, uma vez que pode ser interpretada de duas formas diferentes.
1- A presença de inibidor é confirmada pelo teste de mistura com plasma normal, sendo a afirmação verdadeira.
2 - Se o teste de mistura com plasma for normal confirma a presença de inibidor, o que é falso. (Como eu interpretei)
Deste modo, penso que ambas as interpretações estão correctas.

Liliana

Mensagens : 7
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Em relação às discrasias hemorrágicas, tto da hemofilia. Empty Re: Em relação às discrasias hemorrágicas, tto da hemofilia.

Mensagem  Antonio Dom Nov 21, 2010 9:30 am

Eu concordo totalmente. Pensei o mm no exame. E acho ridículo sermos avaliados com base em transcrições de frases do livro. Eu tb vou contestar essa pergunta, pq considero q o enunciado n especifica com exactidão o q se pretende perguntar.

Antonio
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Em relação às discrasias hemorrágicas, tto da hemofilia. Empty A proposito da ocorrência de inibidores num doente com hemofilia

Mensagem  M Dom Nov 21, 2010 1:03 pm

Penso que a frase o "o teste de mistura com plasma normal confirma a presença de um inibidor" deve ser considerada também errada. como podemos ver na pagina 731, este teste poderá também estar alterado na presença do anticoagulante lupico. Para além disto, na página 368 encontramos a seguinte frase: "Na presença de inibidores adquiridos, como o inibidor do factor VIII, o teste pode ou não corrigir imediatamente apos a mistura..." por estas razões acho que podemos concluir que para alem do teste da mistura com plasma normal poder encontrar-se alterado noutras situações, nem sempre ele está alterado nos doentes com inibidores. Por isso, pode não confirmar a presença do inibidor e deste modo penso que podemos contestar esta frase.

M
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Em relação às discrasias hemorrágicas, tto da hemofilia. Empty Re: Em relação às discrasias hemorrágicas, tto da hemofilia.

Mensagem  TT Seg Nov 22, 2010 5:29 am

mas não nos esqueçamos da das infecções...é que a alínea está, de facto, mal formulada!

TT
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Em relação às discrasias hemorrágicas, tto da hemofilia. Empty Re: Em relação às discrasias hemorrágicas, tto da hemofilia.

Mensagem  Tânia Ma Ter Nov 23, 2010 3:47 pm




Ola
Como pretendem fazer a justificação
Vão pedir a anulação da questão é isso, não é?

Tânia Ma
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Em relação às discrasias hemorrágicas, tto da hemofilia. Empty Re: Em relação às discrasias hemorrágicas, tto da hemofilia.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos