PROVA NACIONAL DE SERIAÇÃO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hepatite viral

+4
PatríciaF
pns2010
Nuno MS
mgomes
8 participantes

Ir para baixo

Hepatite viral Empty Hepatite viral

Mensagem  Maria Sex Nov 19, 2010 4:50 pm

Relativamente à pergunta do tratamento hepatite viral aguda, considerando a resposta aceite como a falsa, pergunto se:

a resposta: "Restringir o exercício...." também não poderá ser falsa, já que no livro não diz isso directamente, dizendo mesmo que o repouso forçado ou prolongado não é essencial para uma recuperação plena, mas que muitos dos doentes se sentem melhor com uma actividade restrita....
'
Existe mais algum sitio que diga a restrição textual??


Maria
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Hepatite viral Empty Re: Hepatite viral

Mensagem  mandamec Sáb Nov 20, 2010 9:21 am

Ola!

Tambem gostaria que essa alinea fosse errada, mas infelizmente não vejo como prova-lo.
Como transcreves "..não é essencial...porém muitos se sentem melhor com uma actividade fisica restrita."

Como a alinea esta escrita "...pode ser útil" significa que não é essencial mas nalguns pode facilitar.

Se alguem arranjar maneira de anular esta alinea dou de certeza força ao movimento...

bjs e abraços

mandamec
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Hepatite viral Empty Re: Hepatite viral

Mensagem  mgomes Sáb Nov 20, 2010 10:02 am

Eu também assinalei esta opção, mas não sei se há maneira de dar a volta a isto...
Ate porque em relação à opção que eles assinalaram como falsa, no livro diz "A terapia com glicocorticoide não tem qualquer valor na hepatite viral aguda mesmo nos casos graves associados à necrose em ponte, podendo ser deletéria, aumentando mesmo o risco de cronicidade."

Mesmo que peguemos no "casos graves associados à necrose em ponte", porque no exame só dizem "casos graves"... acho que não conseguimos. Mas se houver mais argumentos válidos, não custa nada tentar Smile

mgomes

Mensagens : 58
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Hepatite viral Empty Re: Hepatite viral

Mensagem  MJB Sáb Nov 20, 2010 11:23 am

Não é anular essa mas dizer que a outra também deve ser considerada certa. " muitos" não são todos

MJB
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Hepatite viral Empty Hepatite Viral

Mensagem  Ines Sáb Nov 20, 2010 2:00 pm

Eu concordo que "nas formas graves, os glucocorticóides podem ser úteis" é a alínea errada, mas penso que a outra alínea ("restringir o exercício...") tb poderá ser considerada falsa.

Ines
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Hepatite viral Empty Hepatite viral

Mensagem  Nuno MS Sáb Nov 20, 2010 4:24 pm

"Restringir o exercício [...] PODE ser útil." Isto, por muito que me custe, é verdade! Pode não ser, mas também PODE ser.

Nuno MS

Mensagens : 19
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Hepatite viral Empty Re: Hepatite viral

Mensagem  AldaraB Sáb Nov 20, 2010 5:37 pm

Eu concordo com uma contestação. Da forma como a frase está colocada no exame pressupõe que essa medida tenha de ser aplicada a TODOS os doentes e isso não é verdade - o que o Harrison nos diz é que poderá ser uma medida útil em ALGUNS doentes!

AldaraB
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Hepatite viral Empty Tratamento da hepatite

Mensagem  Maria Sáb Nov 20, 2010 6:24 pm

Então temos contestação..... eu vou tentar, acho que pode ser aceite, se tivermos em conta que a frase dá a entender a necessidade desta restrição para o tratamento, coisa que não é verdade, melhora sintomas mas não implica necessariamente melhoria da lesão renal.....Claro que argumentando com as frases do livro e um paleio mais elaborada...

Está alguém comigo

Maria
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Hepatite viral Empty Re: Hepatite viral

Mensagem  mgomes Sáb Nov 20, 2010 6:33 pm

Eu também posso contestar, porque foi essa opção que assinalei.
Mas convém termos uma boa argumentação.
Amanhã vou ver melhor no harrison.

mgomes

Mensagens : 58
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Hepatite viral Empty Re: Hepatite viral

Mensagem  Antonio Dom Nov 21, 2010 8:27 am

Relativamente a esta questão eu acho q a opção "A maioria dos autores recomenda tratar..." não é totalmente verdadeira. Na página 1946 em inglês está referido "Many authorities now opt...", ou seja, n diz q é a maior parte dos autores. Aliás na frase anterior está referido que a melhor obordagem aos doentes c hepatite C aguda n se encontra ainda definida. O q acham? Eu acho q vou reclamar esta!

Antonio
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Hepatite viral Empty Re: Hepatite viral

Mensagem  mandamec Dom Nov 21, 2010 8:48 am

ok, como estao a fazer noutras questoes, aqui tb precisamos de fazer de advogado do diabo.
Eu tb respondi com a alinea da "Restrição de exercicio e blablabla...", e gostava muito de reaver esse pontinho tão precioso.

Mas o que nos lixa aqui é a palavra "PODE", que não implica quer obrigatoriedade ou que se seja benéfico em todos os doentes, basta que um desalmado com hepatite viral fique melhor com restriçao de exercicio e dieta hipercalorica que esta alinea passa a ser correcta. Ainda, diz na alinea ser "util" e não necessário.

Esta será provavelmente a contra-argumentação do juri, temos que ter em conta isto.

Eu vou reclamar esta alinea de qualquer maneira, mas penso que precisamos de nos defender melhor, falta saber como lol Wink

mandamec
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Hepatite viral Empty Hepatite viral

Mensagem  Nuno MS Dom Nov 21, 2010 10:07 am

António, tens um argumento à prova de bala! Podes safar-te bem com a diferença entre "Many" e "Maioria"! Já eu, com a minha resposta "restrição do exercício", não tenho escapatória. =(

Nuno MS

Mensagens : 19
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Hepatite viral Empty Re: Hepatite viral

Mensagem  the Dom Nov 21, 2010 12:12 pm

Eu vou tentar:

Na leitura do enunciado, considerei a alínea 5 falsa, uma vez que, apesar de poder ser útil, tanto a restrição do exercício como a dieta hipercalórica, não é feita nenhuma referência à restrição do exercício físico no período matinal, apenas em relação à dieta hipercalórica. Da forma como a frase está formulada, a interpretação remete a um todo referente a esse período.
Para confirmá-lo (Harrison’s Principles of Internal Medicine, 17th Edition): “Forced and prolonged bed rest is not essential for full recovery, but many patients will feel better with restricted physical activity. A high-calorie diet is desirable, and because many patients ay experience nausea late in the day, the major caloric intake is best tolerated in the morning.”

the
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Hepatite viral Empty Many...

Mensagem  Lazevedo Dom Nov 21, 2010 1:15 pm

Caros...

Eu estudei pela versão inglesa do livro na qual diz "Many authorities"... isto é diferente de "A Maioria ds Autores" logo a alínea 5 "A Maioria dos Autores Recomenda"... Também é errada.

Lazevedo
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Hepatite viral Empty Re: Hepatite viral

Mensagem  pns2010 Dom Nov 21, 2010 5:25 pm

Lazevedo, eu gostava de tar contigo porque também respodi esta, mas na 17ª em inglês o que diz é "most authorities would recommend institution of antiviral therapy for severe, but not mild-moderate, acute hepatitis B "...


Última edição por pns2010 em Dom Nov 21, 2010 5:31 pm, editado 1 vez(es)

pns2010

Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Hepatite viral Empty Re: Hepatite viral

Mensagem  PatríciaF Dom Nov 21, 2010 5:27 pm

Eu também concordo.. errei essa e pensei "a que proposito?!" lol

PatríciaF

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Hepatite viral Empty Re: Hepatite viral

Mensagem  pedropereira9 Seg Nov 22, 2010 9:30 am

Nesta pergunta escolhi a opção 5.

No entanto, e citando a bibliografia original - "Many authorities now opt for a 24-week course (beginning within 2–3 months after onset) of the best regimen identified for the treatment of chronic hepatitis C, long-acting pegylated interferon plus the nucleoside analogue ribavirin, the efficacy of which is superior to that of standard interferon monotherapy regimens".

Penso que a expressão "many authorities " poderá ser traduzida para "muitos autores" e não "a maioria dos autores".

Acham muito rebuscado?

pedropereira9

Mensagens : 7
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Hepatite viral Empty Re: Hepatite viral

Mensagem  Praia Seg Nov 22, 2010 10:05 am

Pode-se utilizar o argumento de deficiente tradução que induz em erro pois se virmos bem a tradução foi bem feita relativamente ao tratamento da Hepatite B - no livro é afirmado "(...) most authorities would recommend institution of antiviral therapy for severe, but not mild-moderate, acute hepatitis B." e no enunciado é afirmado "A maioria dos autores recomenda o uso de antivirais no tratamento da hepatite B aguda grave.", mas não em relação ao tratamento da Hepatite C - no livro é afirmado “Many authorities now opt for a 24-week course (beginning within 2–3 months after onset) of the best regimen identified for the treatment of chronic hepatitis C, long-acting pegylated interferon plus the nucleoside analogue ribavirin (…)”, e no enunciado é afirmado "A maioria dos autores recomenda tratar a hepatite C aguda com interferão peguilado e ribavarina, durante 24 semanas.”.

Praia

Mensagens : 23
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Hepatite viral Empty Re: Hepatite viral

Mensagem  pedropereira9 Seg Nov 22, 2010 10:30 am

Exactamente... Se na argumentação comparar as duas alíneas pode ser que tenha mais hipóteses.

Mais alguém na mesma situação que eu?


pedropereira9

Mensagens : 7
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Hepatite viral Empty Re: Hepatite viral

Mensagem  ASP Seg Nov 22, 2010 1:03 pm

Pessoal, também escolhi a da restrição pois achei que a forma como a alinea estava escrita tornava essa alínea um pouco estranha para ser verdade, nomeadamente no que se refere à restrição do exercício sobretudo no período matinal (pois, visto que "sobretudo no período matinal" está entre vírgulas, refere-se não só à dieta hipercalórica mas tambem ao exercicio, penso eu). O problema é que não estou a ver como argumentar de forma a convencer o juri...se alguém arranjar alguma forma, please...

ASP

Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Hepatite viral Empty hepatite viral

Mensagem  vlda Seg Nov 22, 2010 3:13 pm

Pedropereira concordo contigo, vou apresentar esse argumento tb! =)

vlda
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Hepatite viral Empty Re: Hepatite viral

Mensagem  teodor Ter Nov 23, 2010 10:55 am

the escreveu:Eu vou tentar:

Na leitura do enunciado, considerei a alínea 5 falsa, uma vez que, apesar de poder ser útil, tanto a restrição do exercício como a dieta hipercalórica, não é feita nenhuma referência à restrição do exercício físico no período matinal, apenas em relação à dieta hipercalórica. Da forma como a frase está formulada, a interpretação remete a um todo referente a esse período.
Para confirmá-lo (Harrison’s Principles of Internal Medicine, 17th Edition): “Forced and prolonged bed rest is not essential for full recovery, but many patients will feel better with restricted physical activity. A high-calorie diet is desirable, and because many patients ay experience nausea late in the day, the major caloric intake is best tolerated in the morning.”

Tive o mesmo raciocinio, vou usar o mesmo argumento

teodor

Mensagens : 20
Data de inscrição : 22/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Hepatite viral Empty Restrição exercicio

Mensagem  rita Qua Nov 24, 2010 7:28 pm

Tb vou tentar a da restrição do exercicio, com base em:

Cap. 298, (“Acute viral hepatitis”), p. 1946: “Forced and prolonged bed rest is not essential for full recovery, but many patients will feel better with restricted physical activity. A high-calorie diet is desirable, and because many patients may experience nausea late in the day, the major caloric intake is best tolerated in the morning.”. Assim, é de facto assumida uma relação entre a ingestão calórica ser feita preferencialmente no período da manhã, mas a mesma relação não é feita para o exercício físico. Do modo como a afirmação está formulada, a interpretação que fiz foi que a restrição do exercício físico, sobretudo no período matinal, pode ser útil, o que não é verdade de acordo com a bibliografia citada.

Será que passa?

rita
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Hepatite viral Empty Re: Hepatite viral

Mensagem  teodor Qui Nov 25, 2010 10:28 am

rita eu vou contestar com o mesmo argumento, acho que tem algum fundamento

teodor

Mensagens : 20
Data de inscrição : 22/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Hepatite viral Empty Re: Hepatite viral

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos