PROVA NACIONAL DE SERIAÇÃO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A propósito da miocardiopatia, assinale a opção verdadeira:

2 participantes

Ir para baixo

A propósito da miocardiopatia, assinale a opção verdadeira: Empty A propósito da miocardiopatia, assinale a opção verdadeira:

Mensagem  MRamalho Ter Nov 23, 2010 3:05 pm

Argumentação final!!!

A propósito da questão nº 100 do exame C2 (versão azul):
A propósito da miocardiopatia, assinale a opção verdadeira:
1. Na miocardiopatia hipertrófica os sintomas não se relacionam com a gravidade do gradiente de pressão na câmara de saída.
2. A displasia arritmogénica do ventriculo direito transmite-se principalmente sob a forma de hereditariedade autossómica recessiva .
3. A síndrome de Tako-Tsubo evolui frequentemente para disfunção cardíaca, a longo prazo.
4. A terapêutica da não compactação do ventriculo esquerdo é a utilizada na insuficiência cardiaca crónica, exceptuando a anticoagulação dado o risco de hemorragia intramiocárdica.
5. Um ecocardiograma normal na infância exclui desde logo a presença de miocardiopatia hipertrófica.

A alínea 1., dada como a opção verdadeira, é retirada da frase do Cap.231, pág. 1484, 2ª coluna "Symptoms are not closely related to the presence or severity of an outflow pressure gradient." Esta frase traduz-se como: "Os sintomas não se relacionam estreitamente (intimamente ou rigorosamente) com a gravidade do gradiente de pressão na câmara de saída." Assim sendo na alínea exposta no exame falta a palavra "closely", "não estão estreitamente relacionados" é diferente de "não estão relacionados", a primeira frase tem, inclusivamente, implícita a existência de uma relação, simplesmente esta não é estreita.

Para aumentar o nível de evidência, atenda-se ao seguinte:
Cap. 231, pág. 1484 "Echocardiographic studies have confirmed that by the age of 20, when full expression has usually occurred, about one-half of the first-degree relatives of patients with familial HCM have evidence of the disease. However, in many of these relatives the extent of hypertrophy is mild, no outflow tract pressure gradient is present, and symptoms are not prominent., aqui está bastante explícito que em muitos dos familiares, o grau de hipertrofia é moderado, não está presente gradiente de pressão na câmara de saída, e os sintomas não são proeminentes.
Cap. 231, pág.1485 "Disopyramide has been used in some patients to reduce LV contractility and the outflow pressure gradient; it may reduce symptoms as well." ou seja, a disopiramida tem sido usada em alguns doentes para reduzir a contractilidade do ventrículo esquerdo e o gradiente de pressão na câmara de saída; pode reduzir também os sintomas.
Cap. 231, pág 1485 "Progression of HCM to left ventricular dilatation and dysfunction (DCM) with wall thinning and disappearance of a preexisting outflow pressure gradient (so-called burnt out HCM) occurs in 5–10% of patients and may be associated with nonresponsive CHF requiring cardiac transplantation.". Aqui está descrito que o desaparecimento do gradiente de pressão na câmara de saída previamente existente está associada a miocardiopatia hipertrófica não responsiva requerendo transplantação cardíaca. Portanto, pelo menos o seu desaparecimento está associado com a gravidade.

Além dos argumentos expostos anteriormente, o mais importante é que na alínea dada com certa, falta a palavra "closely", sendo mudado o sentido da frase, e em lado algum está escrito que o gradiente de pressão na câmara de saída não está relacionado com os sintomas.

Posto isto, peço que a alínea 1 deva ser considerada falsa, sendo a questão anulada.

MRamalho

Mensagens : 18
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A propósito da miocardiopatia, assinale a opção verdadeira: Empty Re: A propósito da miocardiopatia, assinale a opção verdadeira:

Mensagem  mgomes Qua Nov 24, 2010 1:42 pm

Obrigada por partilhares.
Também contestei.
Dizer que os sintomas não estão intimamente relacionados é bem diferente de dizer que os sintomas não estão relacionados.

mgomes

Mensagens : 58
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos