PROVA NACIONAL DE SERIAÇÃO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Transplante renal

3 participantes

Ir para baixo

Transplante renal  Empty Transplante renal

Mensagem  Tânia Ma Dom Nov 21, 2010 12:51 pm




ola
Esta questão não vos suscitou dúvidas

Tânia Ma
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Transplante renal  Empty Re: Transplante renal

Mensagem  mcerqueira Dom Nov 21, 2010 12:59 pm

Eu fiquei a pensar o que é que eles quereriam dizer com mundialmente, lembrando-me que havia excepções...
Eu pensei que em alguns sítios se poderia fazer o transplante, mas que a nível mundial na generalidade é considerada uma contra-indicação absoluta... E escolhi outra. Eu vou contestar, mas acho esta muito dificil de concederem.

mcerqueira

Mensagens : 14
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Transplante renal  Empty Re: Transplante renal

Mensagem  pns2010 Seg Nov 22, 2010 3:55 am

não acho que seja difícil. Porque o que diz do livro (página 1777 da versão original) é:

"Most transplant centers consider overt AIDS and active hepatitis to be absolute contraindications to transplantation because of the high risk of opportunistic infection"

e "Some centers are now transplanting individuals with hepatitis and even HIV infection under strict protocols to determine whether the risks and benefits favor transplantation over dialysis.
[u]

Ou seja, apenas alguns centros o estão a fazer e sob protocolos rígidos.

outras opiniões?

pns2010

Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Transplante renal  Empty Re: Transplante renal

Mensagem  mcerqueira Seg Nov 22, 2010 4:38 am

Pois... Se em cada país do mundo a maioria dos centros considera contra-indicação, é uma contra-indicação a nível mundial, mesmo havendo algumas excepções...

mcerqueira

Mensagens : 14
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Transplante renal  Empty Re: Transplante renal

Mensagem  FRCosta Seg Nov 22, 2010 4:53 am

Acho que podemos pegar pelo facto de no livro o que eles consideram CI absoluta ser "overt AIDS" e não a "infecção pelo HIV" referida na pergunta.
Acontece também no transplante de fígado a "AIDS" ser CI absoluta mas a "HIV seropositivity" ser apenas CI relativa.
Não me parece descabido reclamar afirmando que a infecção por HIV, por si só, não é CI absoluta, tem de haver "overt AIDS".
Que vos parece?

FRCosta
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Transplante renal  Empty Re: Transplante renal

Mensagem  mcerqueira Seg Nov 22, 2010 4:57 am

Só que eles consideram a alínea falsa... E nós precisamos mostrar que é verdadeira

mcerqueira

Mensagens : 14
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Transplante renal  Empty Re: Transplante renal

Mensagem  FRCosta Seg Nov 22, 2010 5:22 am

Tens toda a razão! Real/ não tinha olhado bem para a pergunta! Vamos então pelo vosso raciocínio!

FRCosta
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Transplante renal  Empty Re: Transplante renal

Mensagem  Tânia Ma Seg Nov 22, 2010 7:21 am



Ola a todos
Parece que alguem fez o mesmo raciocinio que eu
Como vamos estruturara a justificação

Tânia Ma
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Transplante renal  Empty Re: Transplante renal

Mensagem  pns2010 Seg Nov 22, 2010 8:25 am

Eu escrevi uma coisa do género:

Na bibliografia recomendada é afirmado que:
- Cap. 276, página 1777, 1ª coluna, linha1: “Most transplant centers consider overt AIDS and active hepatitis to be absolute contraindications to transplantation because of the high risk of opportunistic infection”

- Logo a seguir é referido “Some centers are now transplanting individuals with hepatitis and even HIV infection under strict protocols to determine whether the risks and benefits favor transplantation over dialysis.


Ou seja, os poucos centros onde se faz a transplantação, é ainda apenas a título experimental visando determinar se isso traz benefício em comparação com a diálise. Não há ainda conclusão definitiva. Não se pode afirmar que nesses locais a infecção tenha deixado de ser contraindicação absoluta.

Para além disso, é bem explícito que a grande maioria dos centros mundiais (“most transplant centers”) considera a infecção VIH contra-indicação absoluta ao transplante renal.

Considero que a alínea 4 seja considerada verdadeira e consequentemente a pergunta seja anulada.

pns2010

Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Transplante renal  Empty Re: Transplante renal

Mensagem  bob Seg Nov 22, 2010 8:43 am

Se não me engano esta pergunta já saiu antes, e penso que consideravam falsa precisamente porque a SIDA activa ("overt AIDS") é uma contra-indicação absoluta, mas a infecção por VIH por si só é apenas conta-indicação relativa. Mas podem sempre tentar.

(ou se calhar estou a confundir com o transplante hepático scratch )

bob

Mensagens : 27
Data de inscrição : 20/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Transplante renal  Empty Re: Transplante renal

Mensagem  Tânia Ma Ter Nov 23, 2010 3:19 pm

oi
Vamos ou não reclamar?
Ajudem-me na estruturação da justificação pois não tenho o Harrison em Inglês

Tânia Ma
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Transplante renal  Empty Transplante renal

Mensagem  Jinkx Ter Nov 23, 2010 5:01 pm

Pergunta 33 versão c1 (branca).

Relativamente à selecção do receptor para transplante renal,assinale a afirmação FALSA:
A considerada (alínea) 5: A infecção por VIH e hoje considerada, mundialmente, uma contra-indicação absoluta à transplantação renal.

No entanto a alínea 2: "Virtualmente todos os doentes que recebem um transplante têm maior esperança de vida quando comparados com os que permanecem em diálise (com factores de risco equiparados), não está correcta, pois a afirmação no referido capítulo refere-se apenas aos doentes em fase terminal da doença renal e não a todos os doentes que são submetidos ao transplante renal
(“Virtually all patients with ESRD who receive a transplant have a higher life expectancy than risk-matched patiens who remain on dialisys.”)

Logo, esta alínea pode ser considerada como falsa.

No transplante renal o HIV é considerado uma contra-indicação absoluta. No transplante hepático é que uma contra-indicação relativa.

Jinkx
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Transplante renal  Empty Re: Transplante renal

Mensagem  Jinkx Ter Nov 23, 2010 5:43 pm

O HIV não é contra-indicação absoluta em nenhuma das situações que indiquem. Peço desculpa.

Jinkx
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Transplante renal  Empty ATENÇÃO! MUITO IMPORTANTE!!!

Mensagem  Pedro Mo Sex Nov 26, 2010 7:12 am

Penso ser muito importante colocar os dois argumentos. Transcrevo integralmente a minha reclamação. Quem já tiver enviado pode enviar outra vez noutra carta se achar pertinente! Pode fazer a diferença!


Na bibliografia recomendada é afirmado que:

1. O benefício do transplante em relação à diálise verifica-se apenas 5 anos após o transplante. Durante os primeiros 5 anos a sobrevida é maior nos doentes dialisados.

Ver Capitulo 276, página 1776, 2ª coluna, linha 23
"The current standard of care is that the candidate should have a life expectancy of >5 years to be put on a deceased organ wait list. Even for living donation, the candidate should have >5 years of life expectancy. This standard has been established because the benefits of kidney transplantation over dialysis are realized only after a perioperative
period in which the mortality is higher in transplanted patients than in dialysis patients with comparable risk profiles."

2. Acresce que alguns centros realizam transplante renal em doentes com infecção por HIV a título experimental, sobre protocolos estritos, visando determinar os riscos e benefícios em relação à diálise. Não é possível fazer inferências para o uso na prática clínica enquanto os estudos de ensaio clínico não estiverem terminados. Apenas no final desses estudos será possível fazer tal afirmação.

Ver Capítulo 276, página 1777, 1ª coluna, linha1: “Most transplant centers consider overt AIDS and active hepatitis to be absolute contraindications to transplantation because of the high risk of opportunistic infection. Some centers are now transplanting individuals with hepatitis and even HIV infection under strict protocols to determine whether the risks and benefits favor transplantation over dialysis.”

Não obstante a frase referida na alínea se encontrar no texto de referência, é necessário ter em consideração que conhecendo o examinando o texto na íntegra, terá em consideração esta excepção e; o conhecimento de excepções como esta é exigido em outras perguntas deste exame.

Pelo exposto, solicito a Vossa Excelência que considere a alínea 3 como resposta correcta à questão.

Pedro Mo
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Transplante renal  Empty Re: Transplante renal

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos