PROVA NACIONAL DE SERIAÇÃO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Em relação à acidose metabólica, indique a afirmação falsa:

Ir para baixo

Em relação à acidose metabólica, indique a afirmação falsa: Empty Em relação à acidose metabólica, indique a afirmação falsa:

Mensagem  MRamalho Dom Nov 21, 2010 9:59 pm

Eu nesta respondi a alinea:

"-As principais causas de acidose metabólica com aumento de hiato aniónico são: acidose láctica, cetoacidose, ingestão de toxinas e insuficiência renal aguda ou crónica"

Eu sei que isto parece errar o mais fácil mas no quadro 48.3 está escrito:

"4. Know four causes of high-AG acidosis (ketoacidosis, lactic acid acidosis, renal failure, and toxins)."

no quadro 48.4, que é sobre causas de acidose metabólica com hiato anionico:

"Renal failure (acute and chronic)"

e no texto mais à frente diz o seguinte:

"The hyperchloremic acidosis of moderate renal insufficiency is eventually converted to the high-AG acidosis of advanced renal failure."

Durante o exame só me lembrava do 1º quadro e da afirmação que estava no texto, ou seja, achava que a afirmação estava incompleta, pois devia estar escrito que era insuficiência renal aguda ou crónica avançada!!

Mais alguém acha que isto pode passar?

Toca a protestar...

MRamalho

Mensagens : 18
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Em relação à acidose metabólica, indique a afirmação falsa: Empty Re: Em relação à acidose metabólica, indique a afirmação falsa:

Mensagem  cris Seg Nov 22, 2010 4:36 am

o problema é que a insuficiência renal aguda comporta-se como se fosse ela mesma uma fase avançada de insuficiência renal crónica... (o facto de ter sempre uremia). Como é uma coisa aguda, não tem propriamente uma evolução longa para chamares avançada. Assim o avançada refere-se à insuficiência renal crónica... sorry

cris
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Em relação à acidose metabólica, indique a afirmação falsa: Empty Re: Em relação à acidose metabólica, indique a afirmação falsa:

Mensagem  Antonio Seg Nov 22, 2010 5:13 am

Eu também pensei assim MRamalho. A questão aqui é que no cap de acidose e alcalose tem essa opção escrita tal e qual mas no cap de IRC diz q na IRC avançada pode haver acidose metabólica de buraco aniónico. Parece haver uma contradição, pq primeiro diz q é e dps diz q pode haver (já pareço a da patite lolol). Qd se lê o cap de IRC até se fica c a ideia q a IRC só em alguns casos é q dá acidose c buraco aniónico. Pelo menos foi disso q me lembrei no exame. Já me disseram q eles anulam algumas perguntas sem gd argumentação e outras + polémicas n são anuladas, por isso tb vou reclamar esta!

Antonio
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Em relação à acidose metabólica, indique a afirmação falsa: Empty Re: Em relação à acidose metabólica, indique a afirmação falsa:

Mensagem  stc Seg Nov 22, 2010 7:47 am

A minha dúvida nesta pergunta prende-se com outra alínea, a "5".
É facto que está escrito na última frase da "abordagem ao paciente com acidose láctica" a afirmação contida na alínea.
O que considerei quando a li não foi essa frase, mas sim outra do primeiro parágrafo, que diz "que a terapia com NaHCO3 pode exacerbar a acidose por aumentar a produção de lactacto, dado que o HCO3- estimula a fosfofrutoquinase". Por poder provocar um agravamento da acidose pre-existente, assinalei esta como a falsa..
Não sei bem como contestar e se contestar, dado que a frase que eles colocam em questão está de facto no livro e é verdadeira. No entanto, a ambivalência com a frase do parágrafo anterior poderá induzir a erro, e talvez isso possa ser usado em reclamação..
Alguém que diga da sua justiça!
Obrigada

stc
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Em relação à acidose metabólica, indique a afirmação falsa: Empty Re: Em relação à acidose metabólica, indique a afirmação falsa:

Mensagem  Em Seg Nov 22, 2010 1:28 pm

Eu concordo MRamalho, tive o mesmo raciocício, a acidose com aumento do gap não está presente em toda a evolução da IRC, portanto, essa afirmação não é totalmente verdadeira. Como diz o António podem contra-argumentar por essa frase estar no livro, mas a verdade é q mesmo ao ler o capítulo levanta dúvidas por essa razão. Acho tb q devemos completar com a afirmação do "pode" do capitulo da IRC.

Em
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Em relação à acidose metabólica, indique a afirmação falsa: Empty Acidose

Mensagem  Lazevedo Seg Nov 22, 2010 1:51 pm

Tb errei e vou tentar mas acho que não vai colar...

Eu marquei a primeira (e confesso que foi por pura estupidez)... Por onde querem pegar na argumentação?

Lazevedo
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Em relação à acidose metabólica, indique a afirmação falsa: Empty Em relação à acidose metabólica, indique a afirmação falsa:

Mensagem  MRamalho Ter Nov 23, 2010 10:09 am

Argumentação final!!

A propósito da questão nº 56 do exame C2 (versão azul):
Em relação à acidose metabólica, indique a afirmação falsa:
1. Os doentes com cetoacidose diabética estão tipicamente depletados de volume e requerem hidratação com solução salina isotónico.
2. Em geral, a acidose grave (pH < 7,20), requer a administração de 200 mEq de NaHCO3 em menos de 30 minutos nas primeiras 2 horas de terapêutica.
3. As principais causas de acidose metabólica com aumento do hiato aniónico são: acidose láctica, cetoacidose, ingestão de toxinas e insuficiência renal aguda ou crónica.
4. A acidose metabólica tem efeitos profundos nos sistemas respiratório, cardíaco e nervoso.
5. Quando a causa de acidose láctica pode ser corrigida, o lactato sanguíneo será convertido em bicarbonato o que pode resultar em alcalosa.

A alínea 2 é efectivamente falsa.

No que diz respeito à alínea 3.,
No Cap. 48, o quadro 48-3 está a seguinte frase "Know four causes of high-AG acidosis (ketoacidosis, lactic acid acidosis, renal failure, and toxins)." Não fazendo referência a se a insuficiência renal é aguda ou crónica,
Posteriormente na pág. 290, no quadro 48-4 está como uma das causas de acidose metabólica com hiato aniónico o seguinte: "Renal failure (acute and chronic)"
No entanto no texto, na pág. 291 está escrito "The hyperchloremic acidosis of moderate renal insufficiency is eventually converted to the high-AG acidosis of advanced renal failure." ou seja, só na insuficiência renal avançada é que existe acidose metabólica com hiato aniónico aumentado.

Posto isto, fica claro que a questão foi feita com base no quadro 48-4. da pág. 290, não tendo em conta a forma como a acidose na insuficiência renal crónica se comporta de forma peculiar. A afirmação fica assim incompleta, devendo ser insuficiência renal crónica avançada.

Peço então que a alínea 3 seja considerada igualmente falsa.



Pessoal digam o que acham para poder postar nas justificações a serem entregues..
Cumps

MRamalho

Mensagens : 18
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Em relação à acidose metabólica, indique a afirmação falsa: Empty MRamalho

Mensagem  Lazevedo Qua Nov 24, 2010 10:22 am

MRamalho

Estou contigo.
Vou escrever algo do género.

Lazevedo
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Em relação à acidose metabólica, indique a afirmação falsa: Empty Re: Em relação à acidose metabólica, indique a afirmação falsa:

Mensagem  fmorais Qua Nov 24, 2010 12:45 pm

Quanto à alínea "Quando a causa de acidose láctica pode ser corrigida, o lactato sanguíneo será convertido em bicarbonato o que pode resultar em alcalose."
O que eu encontrei no harrison foi:

"Quando um estímulo subjacente para a geração de ácido láctico ou de cetoácidos é removido rapidamente, como na correção da insuficiência circulatória ou na insulinoterapia, o lactato ou os corpos cetênicos são metabolizados, produzindo uma quantidade equivalente de HCO3."

Quanto ao facto de poder resultar em alcalose, não há dúvida. O que não é bem igual é a primeira parte da alínea uma vez que eles assumem que em todos os casos que podem ser corrigidos, haverá lactato convertido em bicarbonato no entanto o harrison fala apenas nos casos em que o estimulo para a geração de ácido láctico é removido rapidamente.

Estarei a ver mal a questão?

fmorais
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Em relação à acidose metabólica, indique a afirmação falsa: Empty Re: Em relação à acidose metabólica, indique a afirmação falsa:

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos