PROVA NACIONAL DE SERIAÇÃO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A proposito de dispneia

Ir para baixo

A proposito de dispneia Empty A proposito de dispneia

Mensagem  CMP Seg Nov 22, 2010 6:43 pm

A propósito da questão nº53 do exame C3 (versão amarela)
A propósito de dispneia, seleccione a afirmação FALSA:
1. Na radiografia do tórax a proeminência superior dos eixos vasculares sugere hipertensão arterial pulmonar.
2. Os derrames pleurais unilaterais são sugestivos de carcinoma ou embolismo pulmonar.
3. A pancreatite é uma causa de edema pulmonar agudo não cardiogénico.
4. A hipoxémia provocada por mismatch ventilação/perfusão responde habitualmente à administração de oxigénio suplementar, preconizada para saturações de oxigénio inferiores ou iguais a 90% em repouso.
5. A platipneia relaciona-se com o mixoma auricular.

A resposta considerada como FALSA na chave provisória é a 1 (negrito). No entanto, a alínea 2 (sublinhado) também deve ser considerada como falso na medida em que na bibliografia indicada é referido (pg 223):
"Unilateral effusions raise the specter of carcinoma and pulmonary embolism but may also occur in heart failure."
Desta forma, o derrame pleural unilateral "levanta a hipótese", "aumenta a probabilidade" (“raise the specter”) de ser um carcinoma ou embolismo pulmonar, e não "sugere" (“suggests”), podendo também ocorrer na insuficiência cardíaca.
Dado o rigor que rege um exame desta natureza, considero que a questão dois também deve ser considerada como falsa.

CMP
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A proposito de dispneia Empty Re: A proposito de dispneia

Mensagem  Di Ter Nov 23, 2010 7:27 am

Considero que a pergunta está muito bem contestada! A minha está semelhante, no entanto, acrescentei uma ou outra ideia.

A resposta considerada FALSA é a 1 (“Na radiografia do tórax a proeminência superior dos eixos vasculares sugere hipertensão arterial pulmonar”). No entanto, considero que também a alínea 2 (“Os derrames pleurais unilaterais são sugestivos de carcinoma ou embolismo pulmonar”) é FALSA.
Segundo o Harrison’s Principles of Internal Medicine, Capítulo 33: “Prominent pulmonary vasculature in the upper zones indicates pulmonary venous hypertension, while enlarged central pulmonary arteries suggest pulmonary artery hypertension.”Portanto, a resposta 1 é, sem dúvida falsa, uma vez que “indicates” e “suggest” é inequívoco.
No entanto, no mesmo capítulo, e em relação à alínea 2 (“Os derrames pleurais unilaterais são sugestivos de carcinoma ou embolismo pulmonar”) é referido o seguinte: “Unilateral effusions raise the specter of carcinoma and pulmonary embolism but may also occur in heart failure.” A expressão “raise the specter” significa “levanta a hipótese” ou “aumenta a probabilidade” mas não sugere carcinoma ou embolismo pulmonar, até porque, como diz na mesma frase, pode ocorrer também na insuficiência cardíaca.
Num exame desta complexidade considero muito complicado saber exactamente as frases que compõem a bibliografia recomendada. No entanto, e já que as sabemos em versão original, parece-me razoável pedir que tenha em consideração a tradução correcta. Deste modo, sugiro que as alíneas 1 (já considerada) e 2 referidas anteriormente sejam consideradas falsas.

Di

Mensagens : 13
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A proposito de dispneia Empty É importante acrecentar isto

Mensagem  Sofia M Ter Nov 23, 2010 9:14 am

É importante acrescentar o que é que, de facto, sugere o derrame pleural. Assim, além do problema da tradução, a minha reclamação inclui o seguinte:

Como não se explicita o contexto clínico, um derrame unilateral sugere sim, as entidades mais frequentes, nomeadamente o derrame parapneumónico, considerado a causa mais frequente de derrame exsudativo (capítulo 257, página 1658: "Parapneumonic effusions are associated with bacterial pneumonia, lung abscess, or bronchiectasis and are probably the most common cause of exudative pleural effusion in the United States.") ou a insuficiência cardíaca, que apesar de mais tipicamente causar derrames bilaterais, dada a sua elevada frequência é a causa mais comum de derrames de qualquer tipo (capítulo 257, página 1658: "The most common cause of pleural effusion is left ventricular failure.").

Sofia M
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A proposito de dispneia Empty Importante acrescentar o seguinte

Mensagem  dts Qua Nov 24, 2010 9:42 am

Como se trata de uma pergunta de cardiologia, e sabemos de antemão pelo estudo de outros capítulos, que a causa mais frequente de derrame pleural é a ICC, subentende-se que aqui o que se pretende é conhecer as patologias cardíacas que podem originar sinais na Radiografia de toráx. Sendo muito mais sugestivo de ICC que patologias do pulmão ou outras origens.

dts
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A proposito de dispneia Empty Re: A proposito de dispneia

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos